Fazer a gestão de estoque significa administrar tanto a produção quanto a compra de mercadorias de uma maneira que não faltem produtos para atendimento dos consumidores, mantendo, ao mesmo tempo, o menor valor de capital investido. Para qualquer empresa, a prioridade deve ser o atendimento aos clientes, o que determina que a gestão de estoque precise ser perfeita.

Na gestão de estoque é preciso que a quantidade física dos itens estejam condizentes com o que consta no sistema. Assim, além de um bom sistema informatizado, é necessário utilizar meios de controlar os números existentes, mantendo as informações corretas.

Com a correta gestão de estoques, a empresa terá melhores condições de tomar decisões sobre sua atividade no mercado, aumentando a variedade de mercadorias e produtos oferecidos, reduzindo o tempo de espera do consumidor e estruturando melhores condições de atendimento, possibilitando seu crescimento no mercado.

A gestão de estoque, contudo, também exige mais do que apenas a quantidade de itens que permita o bom atendimento dos consumidores: é necessário que a armazenagem seja adequada, garantindo a qualidade dos itens armazenados, uma vez que a qualidade vai afetar diretamente a satisfação dos clientes.

É evidente que um cliente não vai se interessar em como está sendo praticada a armazenagem ou a logística da empresa. O que vai importar é que, ao comprar determinado produto, ele, como cliente, receba um produto perfeito, que chegue em sua residência sem defeitos ou sem vícios. Portanto, esse cuidado é de responsabilidade total da empresa, que deve manter um sistema para garantir que o cliente se sinta satisfeito com a compra e que possa recomendar a empresa para outras pessoas.

Assim, além de um bom sistema de gestão de estoque, a empresa deve se preocupar também com o correto armazenamento e com um espaço físico adequado, atendendo as necessidades de manutenção da qualidade do que está disponibilizando para venda.

As formas de organizar a gestão de estoque

Na gestão de estoque podemos considerar pelo menos quatro razões básicas para manter a organização do espaço físico para o armazenamento de produtos:

1. Redução de custos de transporte e produção

Gerenciando de forma correta o estoque, a empresa consegue reduzir os custos de produção e de transporte, mantendo a quantidade necessária para o melhor atendimento de sua clientela.

2. Atendimento da demanda

A gestão de estoque exige uma coordenação correta de suprimentos para atender a demanda. No caso de empresas que trabalhem com produtos sazonais, é necessário manter a quantidade necessária para venda fora de época, permitindo manter o atendimento e garantir a própria lucratividade.

3. Apoio ao processo de produção

A gestão de estoque permite controlar o correto pagamento de impostos, evitando recolhimento antecipado, principalmente nos casos de produtos que exigem um determinado tempo para maturação, como alguns tipos de alimentos.

4. Apoio ao marketing

O marketing encontra apoio na gestão de estoque, já que se utiliza do que está armazenado para a realização de campanhas de divulgação. Mantendo a garantia de entrega, o marketing da empresa está oferecendo o que a empresa realmente pode entregar, sem mentir para o consumidor.

A gestão de estoques para alcançar os objetivos empresariais

Para que a empresa possa atingir seus objetivos, portanto, a gestão de estoques é de suma importância. Manter um correto sistema de armazenagem, trabalhando de forma eficiente, a empresa poderá garantir um processo logístico de qualidade, atendendo com perfeição sua clientela.

No mercado atual, a forma como uma empresa se apresenta ao seu público está se tornando cada vez mais importante para manter a competitividade. Ao mesmo tempo em que deve se preocupar com a estrutura do ambiente de atendimento, com um layout adequado para seu ramo de atividades, também deve se preocupar com a gestão de estoques, garantindo a satisfação de seus clientes e podendo oferecer exatamente aquilo que eles estão procurando.

A gestão de estoques vai exigir que todas as atividades da empresa mantenham constante envolvimento com o que pode ou não ser oferecido ao público consumidor. Para garantir sua competitividade, a empresa precisa ter disponibilidade e, para que tenha disponibilidade, deve garantir a correta gestão de seus estoques, conseguindo, dessa maneira, a confiança do seu cliente.

A empresa deve funcionar como um organismo perfeitamente integrado, dando a devida atenção a todos os setores, já que cada setor deve se comportar como um órgão atuando em benefício do corpo todo, representado pela empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*