Nos sistemas de armazenagem de produtos é necessário implantar uma logística bastante criteriosa, já que essa é uma condição básica para a distribuição e utilização dos produtos.
Para encontrar uma empresa que ofereça serviços de armazenagem de produtos é necessário que a empresa ofereça um plano estratégico adequado, oferecendo resultados para a segurança dos produtos e para os prazos de entrega, entre outros.

Um dos principais pontos a serem observados é com relação aos produtos leves e pesados: cada tipo deve ter o armazenamento adequado, em condições de serem movimentados sempre que necessário.

Armazenagem de produtos leves

 

A armazenagem de produtos leves exige maiores cuidados com os detalhes, principalmente porque, nesse tipo de armazenamento, muitos produtos são delicados, exigindo maior atenção por parte dos responsáveis.

Nesse tipo de armazenagem são oferecidas muitas formas e equipamentos, podendo ser aplicadas a armazenagem por empilhamento, as estantes drive-in e drive-thru, o sistema push back, as estantes de paletes de profundidades simples ou dupla e os sistemas dinâmicos ou automáticos.

Com tantas ofertas de serviços de armazenagem, é necessário analisar qual a melhor solução para a empresa contratante, atendendo principalmente a conciliação entre espaço suficiente e velocidade de entrega.

A empresa de armazenagem de produtos deve oferecer as melhores soluções, ou seja, deve possuir uma variedade de ofertas de sistemas de armazenagem, aproveitando as vantagens que cada uma oferece e atendendo às características de cada cliente, entendendo sua capacidade de giro e o volume de produtos que pretende armazenar.

Estantes para armazenagem de produtos leves

 

Entre os modelos de armazenagem de produtos leves, temos as estantes, com uma grande variedade de estruturas, servindo para mercadorias de pequeno volume e geralmente mais leves, não havendo necessidade de paletes, como normalmente acontece no sistema de armazenamento manual.

Uma estrutura que se apresenta intermediária entre as estantes e o sistema de paletes são as estantes de maior comprimento, servindo especificamente para cargas mais leves, mas oferecendo um espaço relativamente grande.

No sistema de estantes flow-rack, por exemplo, é oferecida uma estrutura para armazenar produtos leves, em caixas. Nesse modelo de armazenagem, as caixas são colocadas num plano inclinado com trilhos, que permitem que os produtos deslizem até a outra extremidade.

A empresa de armazenagem também pode oferecer estantes em dois andares, ou seja, estantes convencionais, mas com grande altura, que são posicionadas em conjuntos, criando corredores. O acesso ao andar superior é feito através de escadas.

O sistema oferece a grande vantagem de unir as principais características de estantes leves, com armazenamento manual, com a possibilidade de aproveitar ao máximo a altura do armazém.

Organizando o espaço para armazenagem de produtos

 

Havendo necessidade na armazenagem de produtos leves, é possível aumentar o espaço com a utilização do mezanino, dividindo-se o espaço verticalmente e colocando-se pisos intermediários. Este sistema é bastante utilizado para cargas a granel, como caixas soltas, entre outros produtos.

Também é possível instalar divisórias, dividindo os ambientes e organizando-se assim o espaço em áreas em que seja necessária a instalação de portas ou de guichês, atendendo cargas que precisam de maior controle.

Para quem trabalha com sistemas de armazenagem de produtos, existe a preocupação constante de minimizar a superfície usada para os produtos, o mesmo tempo em que se mantém a velocidade de recepção e entrega, uma vez que, quanto mais rapidamente o cliente puder ser atendido, melhores serão os serviços prestados.

A conciliação entre essas preocupações pode ser concretizada a partir do momento em que a empresa de armazenagem de produtos mantém sua própria organização, implementando medidas de melhor aproveitamento do espaço e possibilitando melhor acesso aos produtos.

Armazenagem de produtos pesados

 

Na armazenagem de produtos pesados a grande diferença é que há necessidade de maiores espaços e de melhor tecnologia para o atendimento das exigências de cada cliente. Por isso, a empresa precisará dispor de espaços amplos, que possam suportar produtos mais robustos, armazenados adequadamente.

Nesse caso é preciso levar em consideração possíveis necessidades de movimentação e de elevação dos produtos para poder empilha-los e conseguir melhor aproveitamento do espaço, o que vai exigir também o investimento em equipamentos que ofereçam tecnologia de ponta para garantir a segurança dos produtos.

A prestação de serviços de armazenagem de produtos pesados vai exigir empilhadeiras mais modernas, que tenham melhor performance, além de armazéns com maior área útil, possibilitando oferecer aos clientes o melhor padrão de qualidade em armazenamento e permitindo o atendimento mais rápido na recepção e na entrega desses produtos.

Além disso, é preciso manter sempre a organização, já que a utilização de equipamentos mais potentes vai exigir operações integradas, com fluxo de informação bastante preciso e de forma rápida, trazendo vantagens principalmente para o cliente, o maior interessado na qualidade do armazenamento.

O planejamento e a organização na armazenagem de produtos pesados não se limitam aos armazéns, extrapolando através do bom posicionamento dessas instalações, em locais estratégicos que permitam fácil acesso a rodovias ou ferrovias, favorecendo o escoamento dos produtos e oferecendo ao cliente melhor custo-benefício para suas necessidades de comercialização e de produção.

Armazenagem de produtos: escolhendo a empresa certa

 

A contratação de uma empresa de armazenagem de produtos exige, em primeiro lugar, o conhecimento da capacidade da empresa contratada em atender às necessidades do cliente, principalmente quando se exige operações específicas, como no caso de produtos que precisam de cuidados especiais, a exemplo de produtos químicos e farmacêuticos, entre outros.

A empresa que irá disponibilizar o armazém deve oferecer ao cliente a certificação dos diversos órgãos envolvidos, tendo profissionais responsáveis pelo adequado manuseio das mercadorias e oferecendo ao cliente a garantia de poder contar com um sistema de armazenagem de produtos totalmente equipado, com profissionais qualificados.

A empresa de armazenagem de produtos, além disso, deve ser controlada por operações integradas, utilizando sistemas informatizados de última geração para total controle de recebimento e de entrega dos produtos, otimizando suas atividades através de fluxo rápido de informações.

A garantia dos serviços prestados é que vai fidelizar o cliente, deixando-o confiante e seguro de que seus produtos estão sendo bem cuidados e que sua lucratividade não será afetada negativamente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*