Armazenagem de medicamentos: entenda como fazer

Mais do que nunca, boas práticas de armazenagem de medicamentos são essenciais. Esse é um procedimento muito sensível e que requer cuidados especiais, desde o transporte até a estocagem. Não à toa, a logística hospitalar virou um dos maiores desafios do setor de saúde. 

A seguir, explicamos mais sobre como funciona a logística dentro do setor farmacêutico. Você também confere dicas relacionadas à armazenagem de medicamentos para atender às necessidades dessa área.

Como armazenar produtos perecíveis corretamente?

Cada setor tem seus desafios específicos — e a indústria alimentícia não fica de fora. A armazenagem e transporte de produtos perecíveis requer cuidados especiais. Principalmente porque, dependendo do estado da instalação, o espaço pode até mesmo ser interditado. Logo, é crucial saber como armazenar produtos perecíveis.

Tipos de logística para negócios online

O aumento dos negócios online no Brasil foi acelerado pela pandemia da Covid-19. A tendência é que os números do e-commerce não parem de crescer nos próximos anos, trazendo uma série de oportunidades para empreendedores e armazéns. No entanto, quem quer aproveitar essa onda, precisa entender quais são os tipos de logística existentes e qual delas escolher. 

A seguir, você encontra um pequeno panorama da situação brasileira em relação aos negócios online. Também separamos algumas dicas de como identificar qual tipo de logística melhor se encaixa na sua realidade.

Como identificar a capacidade de estoque de fábrica?

Identificar a capacidade de estoque de fábrica, também chamada de “capacidade produtiva”, é crucial para manter o ritmo da empresa. Ter uma visão ampla e estratégica do quanto seu estoque é capaz de armazenar pode ser o grande diferencial entre corresponder à demanda ou não. 

Afinal, uma procura maior do que as capacidades de produção e estoque significa clientes não atendidos — ou entregas com atrasos tão grandes que vão prejudicar a experiência do consumidor. Por outro lado, ter mais itens do que o necessário gera estoque parado e trabalhadores ociosos. Nenhum dos dois cenários é positivo, certo? 

Sistemas de armazenagem e movimentação: existe relação?

O ambiente do mercado atual obrigou as empresas a olharem para “dentro”. Ou seja: melhorar seus processos internos visando alcançar eficiência em seus serviços. Nessas horas, entender a relação entre os sistemas de armazenagem e movimentação é fundamental. 

Isso acontece porque uma das principais dificuldades da empresa é justamente operar seus fluxos de forma eficaz. Por muito tempo, a logística foi deixada de lado como um conceito menos importante — no entanto, é a atividade que mais influencia na gestão de negócios.

×