3PL_ conheça os benefícios da terceirização logística

Muitas empresas buscam a terceirização das operações que envolvem a área de logística, onde a opção pelo 3PL pode ser uma ótima solução.

A sigla 3PL vem do inglês Third-party Logistics, que traduzido significa terceira parte logística.

A terceira parte logística se refere à terceirização dos processos dessa área e vem sendo adotada por muitos empreendimentos em todo o mundo.
Um estudo realizado pela Infosys Consulting, Penske Logistics e Penn State University, no qual 400 profissionais da área de logística foram entrevistados, apresentou as seguintes conclusões:

    • 96% dos provedores de 3PL dizem que as cadeias de suprimentos estão evoluindo do modelo linear para redes complexas,
    • 92% dos usuários 3PL concordam com essa afirmação.

Isso significa que a aproximação entre provedores e contratantes avança para novas características, que fortalecem o relacionamento e o modelo adotado.

A cadeia de suprimentos linear é aquela que desenvolve o processo de terceirização logística, no caso, as empresas de transporte que realizam o fluxo de materiais e retornam com informações para o contratante.

Nas redes complexas, o relacionamento vai muito além disso, pois envolve, além do provedor da terceirização e o contratante, todos os participantes do processo, ou seja, inicia nos produtores de matéria-prima, passando pelos distribuidores, varejistas e fechando o ciclo no consumidor.

Como se observa, o modelo vem dando certo e deve se fortalecer ainda mais.

Nesse post, apresentamos o 3PL e os benefícios que são obtidos através da terceirização logística. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é terceirização logística?

Terceirizar é o ato de contratar outra empresa para realizar serviços que até então estavam sob responsabilidade do contratante.

Na área de logística, existem cinco níveis de processos, entre os quais quatro deles dizem respeito à terceirização, vamos conhecê-los:

1PL – Logística Primária

A logística 1PL acontece quando a empresa que produz, distribui ou revende mercadorias se responsabiliza por todos os processos logísticos: armazenando e fazendo o transporte dos produtos com veículos e equipe própria.

2PL – Logística Secundária

No caso do 2PL, a empresa contratante é a responsável pela armazenagem e gestão logística, no entanto, o transporte é terceirizado junto a um provedor que possua uma frota de veículos e se responsabilize pela entrega das mercadorias.

3PL – Logística de Terceiros

Na logística de terceiros, assunto que estamos abordando nesse conteúdo, as operações de transporte são terceirizadas com o provedor logístico, que assume também as atividades de armazenamento.

Nesse caso, a organização e armazenamento são realizados nos depósitos da empresa provedora, que separa as mercadorias e se encarrega de realizar as entregas.

4PL – Logística de Quarta Parte

No 4PL, além da organização, armazenamento e transporte das mercadorias, a empresa terceirizada também é responsável pelas relações com os fornecedores da contratante, cotando, negociando e realizando as compras.

5PL – Logística de Quinta Parte

Finalmente, o 5PL ocorre quando a empresa terceirizada atua como uma consultoria, avaliando os serviços prestados pelos outros empreendimentos contratados e trazendo novas soluções que venham a diminuir custos e melhorar a qualidade dos serviços.

Quais empresas contratam o 3PL?

Muitas empresas optam pela contratação da Logística de Terceiros, especialmente aquelas que possuem produção ou distribuição em grande escala e trabalham com estoques de mercadorias para vendas.

Essas companhias precisam de uma estrutura logística bem organizada, portanto, terceirizam a operação com provedores que possuam experiência e disponibilizem soluções tecnológicas no que diz respeito à informação.

Outra característica desse modelo está em contar com um provedor que tenha capacidade de atender com qualidade situações de alta demanda, ou seja, que possui estrutura para suportar um aumento considerável na movimentação de mercadorias.

Quais os benefícios desse modelo de terceirização?

Optar pelo 3PL apresenta muitos benefícios para a empresa contratante, tais como:

Ampliação ou diminuição da demanda sem impacto na infraestrutura

Com a terceirização, onde a armazenagem e o transporte ficam sob responsabilidade do provedor contratado, o aumento ou diminuição da demanda não reflete na infraestrutura da empresa contratante.

A responsabilidade sobre o número de veículos, colaboradores, depósitos e necessidades para o atendimento dos pedidos passa a ser da contratada.

Redução de custos

A redução de custos é outra vantagem nesse tipo de operação, pois o contratante paga por aquilo que precisa, não tendo mais preocupações com:

  • contratação de colaboradores para a área logística,
  • capacitação da equipe,
  • aquisição de veículos para transportes,
  • manutenção dos veículos,
  • depósitos para o armazenamento dos produtos.

Certamente a empresa contratante irá cobrar por todas essas tarefas e custos assumidos, no entanto, ela é uma especialista da área e as despesas são divididas com outras organizações que também contratam os seus serviços.

Foco da empresa no negócio principal

A terceirização também permite que o foco da empresa contratante seja voltado ao seu core business, ou seja, o assunto no qual ela é especialista, e que resulta em vendas e faturamento.

Satisfação dos clientes

Por último e talvez o mais importante, a contratação de especialistas no assunto tende a gerar a satisfação dos clientes.

Produtos entregues nas datas combinadas e em perfeito estado, além de profissionais capacitados, colaboram para que todo o processo tenha êxito, proporcionando credibilidade, confiança e a boa imagem da sua empresa.

Como se observa, a terceirização logística pode ser uma excelente opção para o seu negócio, para isso, vale o desenvolvimento de um estudo a respeito, onde contas devem ser feitas e uma avaliação criteriosa precisa ser realizada.

Agora que você conhece o 3PL e seus benefícios, continue conosco e leia nosso post que apresenta a importância da logística na pandemia!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×