O sistema de armazenagem é uma etapa importante para a logística de qualquer empresa. Montar um bom sistema para armazenagem é estabelecer as medidas para a correta utilização do almoxarifado, trazendo menores custos e garantindo capital para investimento em outros setores.

Um bom sistema de armazenagem é um projeto que contemple todas as etapas de operações de recepção, armazenamento e expedição de qualquer tipo de produto ou matéria prima. Assim, é necessário planejamento, coordenação, controle e todo e qualquer tipo de operação voltada para a carga, mantendo-a em segurança até sua utilização.

A montagem do sistema de armazenagem exige maximização de espaço, garantindo o correto escoamento das cargas, devendo atender adequadas condições de estoque e possibilitando a manutenção da qualidade dos itens armazenados.

Atualmente podemos encontrar diversos métodos de sistema de armazenagem, que atendem as necessidades empresariais, dentro de requisitos que tornam o investimento algo vantajoso para a empresa.

Necessidades de um sistema de armazenagem

Para seu funcionamento correto, o sistema de armazenagem deve atender a algumas necessidades básicas, como veremos a seguir:

1.      Planejamento

Em qualquer atividade empresarial é importante manter um bom planejamento, com avaliação constante do processo exigido. O sistema de armazenagem não foge disso, tendo a necessidade de manter condições técnicas e físicas para se adequar às particularidades de cada almoxarifado, garantindo a segurança exigida pela legislação e as características físicas do local, que deve ser adequado aos itens que estão sendo guardados.

2.      Operacionalidade

O sistema de armazenagem deve ser montado conforme a atividade operacional exigida, havendo a necessidade de se adaptar às condições dos itens armazenados. As operações necessárias devem facilitar as condições de trabalho, possibilitando ainda o máximo possível de armazenamento em cada espaço, contemplando ainda a acessibilidade de equipamentos para movimentação e de funcionários para trabalhar com as cargas.

3.      Fluxo dos materiais

O fluxo de materiais no sistema de armazenagem deve ser o mais simples possível. As entradas e saídas devem ser planejadas para aumentar a produtividade e a agilidade e evitar possíveis gargalos. A estrutura do almoxarifado precisa ser planejada para acomodar a maior quantidade de itens levando em consideração sua movimentação, sua localização e as ruas e travessas do armazém.

4.      Integração

O sistema de armazenagem só funciona corretamente quando todos os envolvidos conhecem suas respectivas funções dentro do almoxarifado e trabalham de acordo com as regras. Todas as atividades devem estar integradas, obedecendo a uma regra pré-estabelecida.

5.      Otimização do espaço

Todas as atividades no sistema de armazenagem precisam ser o mais eficiente possível, otimizando seu funcionamento com menor gasto de investimento e energia. O espaço físico otimizado garante a harmonia entre o máximo de carga e a facilidade de movimentação de pessoas e de equipamentos.

6.      Verticalização

A verticalização do sistema de armazenagem propicia melhor utilização da área, privilegiando a altura. Atualmente, os almoxarifados são montados em estruturas prediais, aumentando a capacidade do armazém sem detrimento da movimentação e da operacionalidade.

7.      Automação e mecanização

Os sistemas produtivos na maior parte das indústrias buscam atender melhor a automação e a automação, procurando, com essas ferramentas, reduzir os custos e o investimento, além de garantir um bom retorno sobre o lucro obtido.

8.      Controle do sistema de armazenagem

Todo e qualquer sistema de armazenagem é melhor garantido quando se faz o gerenciamento e o controle de todo o material guardado, mantendo indicadores para analisar se os métodos aplicados são eficientes ou não. O sistema de armazenagem tem como função principal garantir o desenvolvimento, controle e gerenciamento automático dos processos, com os seus devidos registros e facilitando o controle do inventário físico.

9.      Segurança

O sistema de armazenagem exige equipamentos adequados de segurança para garantir a integridade dos itens armazenados, dos equipamentos utilizados e, mais do que tudo, da saúde física e psicológica dos colaboradores que ali trabalham. Funcionários do almoxarifado devem ser treinados para emergências e para uso de equipamentos de segurança.

×