Armazenagem com paletes: como aplicar e utilizar

A armazenagem com paletes é uma das formas mais seguras e práticas para a estocagem de materiais.

Os paletes são estruturas que possibilitam o estoque da imensa maioria dos materiais embalados e em bom estado.

Suportando cargas pesadas, é um facilitador na movimentação do estoque e possibilita agilidade nos processos de entrada e saída de produtos, pois, permite que seu manuseio seja realizado por veículos construídos especialmente para isso, as conhecidas empilhadeiras.

Essas estruturas são fabricadas a partir de materiais como:

  • madeira,
  • plástico,
  • metal.

E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Continue lendo e entenda como aplicar e utilizar a armazenagem com paletes em sua empresa.

As vantagens da armazenagem com paletes

A armazenagem com paletes tem por objetivo facilitar a unitização de diversos tipos de produtos.

O uso dessas estruturas facilita o transporte, manuseio e armazenamento das mercadorias, reduzindo o tempo de todas as operações.

Contudo, é necessário que a empresa monte uma estrutura e tenha os equipamentos necessários para essa estratégia, como empilhadeiras e transpaleteiras (manuais ou elétricas) que permitem encaixar os garfos nas aberturas dos paletes, possibilitando a suspensão e movimentação dos materiais.

As empresas que optam por essa estratégia de armazenagem aderem a uma prática conhecida mundialmente e que é adotada pela maioria dos empreendimentos.

A partir da sua adoção, a logística de sua empresa passa a contar com:

Facilidades no transporte e estocagem

O transporte de materiais, quando realizado com a utilização dessas estruturas, diminui significativamente os riscos de acidentes, proporcionando maior segurança aos colaboradores.

Além disso, as chances de danos através de impactos e quedas são mínimas, pois, todos os processos são realizados com a utilização de equipamentos, evitando o esforço físico e o manuseio das mercadorias.

Com relação à movimentação interna, é possível organizar os espaços de tal forma a permitir que produtos sejam retirados do almoxarifado e colocados à disposição da área produtiva, utilizando os paletes como estruturas de apoio aos materiais.

A estocagem de produtos também é beneficiada com a utilização dessa solução.

Optar por ela garante rapidez e qualidade na gestão de estoques, uma vez que, a partir de códigos de barras ou etiquetas RFID instaladas nessas estruturas, os inventários e controles são facilitados. 

Como exemplo, importantes informações podem estar registradas nesses controles, como:

  • produtos armazenados,
  • proprietário das mercadorias,
  • destino do transporte,
  • observações que precisam ser consideradas no manuseio.

É importante destacar que os paletes podem ser alugados e utilizados na medida das necessidades, portanto, é um grande facilitador para os processos logísticos da sua empresa a um excelente custo.

O estoque ganha mais espaço

Outra vantagem a ser considerada e que representa economia para a operação diz respeito ao espaço que a armazenagem com paletes oferece.

Essa estratégia possibilita que o armazém possa ser aproveitado verticalmente, ou seja, uma melhoria significativa de todos os espaços existentes.

A partir da organização e definição de ruas, paredes e prateleiras, é possível realizar o endereçamento das mercadorias, facilitando a gestão, controles e movimentação dos produtos desejados.

Essa ação garante uma melhor organização na estocagem dos materiais e facilita o fluxo das mercadorias para atender as mais diversas demandas.

Ajuda no carregamento

Outra vantagem que deve ser considerada quando há a adoção dessa solução logística diz respeito ao carregamento dos veículos.

Os processos são facilitados na carga e descarga de caminhões e contêineres.

Como já mencionado, os paletes podem ser alugados ou então adquiridos na medida das necessidades, portanto, não há obrigação de fazer grandes estoques desse material.

Além disso, essas estruturas podem ter seus custos acrescidos nas negociações e comercializados com as mercadorias remetidas aos clientes, sem que exista a necessidade de devolução e retorno para o local de origem.

São muitas as possibilidades, existindo inclusive empresas especializadas que atendem as necessidades no transporte e armazenamento de materiais.

Finalmente, outra grande vantagem está na diminuição da burocracia dos documentos fiscais, onde a nota fiscal, por exemplo, pode ser emitida especificando a quantidade e os valores de paletes transportados.

Diferentes tipos de armazenagem com paletes

A armazenagem com paletes oferece diferentes tipos de técnicas de paletização, atendendo as mais variadas demandas e ambientes de trabalho. Entre essas técnicas, podemos destacar:

  • empilhamento em blocos,
  • estruturas porta-paletes
  • estantes comuns,
  • utilização de gôndolas,
  • sistema drive-in, 
  • estruturas cantilever,
  • sistema push-backs.

As estruturas para esse sistema também apresentam características próprias, como os porta-paletes montados com encaixe e sem parafusos, facilitando o armazenamento e oferecendo maior flexibilidade para as operações da logística e da estocagem de uma forma geral.

O sistema de armazenagem com paletes nas estruturas de encaixe atendem diversas necessidades da empresa, como, por exemplo:

Estrutura porta-paletes para verticalizar os estoques e acomodar maior carga de produtos, atendendo a alta rotatividade de produção em almoxarifados maiores.

Estantes para acomodação de produtos soltos e gôndolas para a exposição dos materiais depois de liberados de suas estruturas.

Como criar um plano de armazenagem?

É muito importante destacar que a armazenagem com paletes exige um bom planejamento, atendendo às demandas da sua empresa.

Tendo por foco a qualidade no atendimento, algumas ações são indispensáveis para que se obtenha sucesso no uso dessa solução, quando sua empresa pode se beneficiar de todas as vantagens que essa estratégia possibilita.

Esses cuidados são:

  • observe cuidadosamente o processo de armazenagem utilizado atualmente,
  • identifique os processos que apresentam problemas,
  • determine quais são as prioridades e objetivos,
  • avalie as alternativas e estratégias necessárias para alcançar o sucesso.

Uma das maneiras mais fáceis e que garante o retorno desejado na implantação desse tipo de solução está em contar com especialistas que possam ajudá-lo nessas tarefas.

Para isso, a Fabrimetal coloca à disposição uma equipe de profissionais capacitados que, a partir de uma análise detalhada das características do seu armazém e das necessidades e estratégias da sua organização, pode apresentar a melhor solução para a realidade da sua empresa.

O plano de armazenagem precisa contar com estruturas que possam ser projetadas e fabricadas de acordo com as especificidades de cada negócio.

Além disso, precisam ser soluções que possibilitem adaptações e mudanças fáceis de serem realizadas, a partir de novas demandas e necessidades.

Uma série de detalhes faz parte da implantação dessa metodologia, portanto, o melhor caminho é contar com um fornecedor que faça mais do que comercializar produtos, é preciso avaliar, estudar e apresentar a melhor solução que proporcione o atingimento dos resultados e objetivos desejados.

Se sua empresa deseja conhecer mais detalhes sobre a armazenagem com paletes, conheça a Fabrimetal e conte com uma empresa que desde 2001 atende a clientes de todo o Brasil, oferecendo o que existe de melhor em estruturas logísticas!

4 Replies to “Armazenagem com paletes: como aplicar e utilizar”

  1. Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    1. Olá, Vera!
      Ficamos muito felizes com seu comentário 🙂

      Continue nos acompanhando. Forte abraço!

  2. Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    1. Olá, Vera!

      Agradecemos pelo seu comentário.
      Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre atualizada!

      Abraços

Comentários fechados

×