Boas práticas de armazenagem na indústria

Adotar boas práticas de armazenagem na indústria é fundamental para o sucesso de uma operação fabril.

Independente do segmento de atuação, a indústria possui estoques de:

  • matéria-prima,
  • insumos,
  • produtos acabados.

Felizmente, a indústria brasileira vem se recuperando gradativamente após a pandemia do Coronavírus e segundo uma pesquisa desenvolvida pela IHS Markit, os resultados demonstram a manutenção do crescimento pelo 16º mês consecutivo.

Conforme o levantamento, dois motivos tem colaborado para que o segmento continue evoluindo:

  • a demanda do mercado, que continua crescendo,
  • aquisição e formação de estoques, para atender às vendas futuras.

Como se observa, o momento é positivo e as boas práticas de armazenagem na indústria precisam ser adotadas, especialmente nessa fase de recuperação dos negócios.

Desperdícios e perdas são situações que precisam ser evitadas, para isso a adoção de medidas inteligentes nos depósitos são indispensáveis. 

Continue lendo nosso post e saiba o que fazer a esse respeito!

A armazenagem na indústria

A tarefa de armazenagem na indústria vai muito além de empilhar caixas em algum espaço vazio, pois é preciso considerar a movimentação e fluidez dos produtos, além de facilidades para o seu manuseio.

Para isso, o primeiro passo a ser avaliado são os tipos de materiais utilizados nos processos de sua empresa, ou seja:

Natureza dos materiais

Os materiais utilizados por sua indústria são sólidos, líquidos ou gasosos?

Para cada estado é fundamental uma avaliação criteriosa a respeito, considerando o local onde ficam armazenados, as condições e as necessidades exigidas para que não percam suas características.

Embalagens

Outro ponto importante a considerar são as embalagens em que os materiais são acondicionados:

  • paletes,
  • estantes,
  • barricas,
  • tambores.

Nesse caso, é importante priorizar os materiais mais utilizados, possibilitando que a movimentação ocorra com maior facilidade, ganhando tempo e diminuindo o fluxo nos depósitos.

Características

Quais as dimensões e características dos produtos armazenados, ou seja, dimensão, peso e volumes?

Para materiais de grande porte é preciso condições adequadas de armazenamento, evitando que venham a se deteriorar, deformar ou causar acidentes.

Condições ambientais

Por último, também é necessária uma avaliação a respeito das necessidades de armazenamento, com relação ao ambiente.

Muitos materiais não podem ter contato com:

  • calor,
  • luz,
  • umidade,
  • frio,
  • vibração.

Desse modo, após o levantamento de todas essas características, é necessário projetar os espaços, possibilitando um armazenamento de qualidade, onde os materiais não sofram danos e a sua movimentação ocorra de maneira fácil e com praticidade.

Como escolher um sistema ou solução de armazenagem?

Após as definições dos espaços e do local que cada material deverá ser armazenado, é necessário escolher a solução a ser utilizada.

Como a indústria é dinâmica e as mudanças ocorrem na medida das exigências do mercado, as soluções de armazenagem devem possibilitar fácil manutenção e ajustes, que não causem impacto no layout definido.

Isso significa que mudanças precisam ser previstas, permitindo que as estruturas de armazenagem possam, de maneira fácil e rápida, serem desmontadas e remontadas em novos espaços.

A escolha dessas estruturas precisam considerar as seguintes variáveis:

Rotatividade dos materiais

Como já mencionado, os materiais mais utilizados precisam estar mais próximos dos pontos de utilização, para facilitar os processos de movimentação.

Validades das mercadorias

Cuidados precisam ser tomados para evitar que algumas mercadorias, com prazo de validade, sejam perdidas em função da data de vencimento.

Objetivos futuros

Considerar os planos também precisam fazer parte desse planejamento, pois nos casos onde se pretende automatizar os estoques é importante avaliar antecipadamente as necessidades e o que será preciso para essa implantação.

Como localizar boas soluções de armazenagem?

As boas soluções de armazenagem precisam ser localizadas e avaliadas criteriosamente, evitando enganos e desperdício de recursos.

Todas essas avaliações trazem economia, facilidades de implantação, eliminação de perdas e desperdícios, quando são realizadas detalhadamente.

Contar com fornecedores que se adequam às necessidades da indústria é fundamental para se obter sucesso, portanto, é preciso localizar soluções e sistemas que possam ser desenhados sob medida.

Profissionais especializados nos mais diversos tipos de armazenagem devem ser consultados e isso é possível quando o fornecedor das soluções possui capacidade e expertise no assunto.

O que considerar na escolha do fornecedor das soluções de armazenamento

Escolher fornecedores que possam se adequar a realidade do seu empreendimento é fundamental para o sucesso da operação de armazenagem na indústria, porém, o que deve ser avaliado para considerar sua escolha?

O seu fornecedor precisa, em primeiro lugar, possuir experiência na área, ou seja, conhecimento técnico e histórico de sucesso junto a outros empreendimentos, que obtiveram excelentes resultados a partir da implantação das soluções ofertadas.

Outro fator fundamental é o domínio das tecnologias disponíveis no mercado, garantindo estruturas com qualidade, resistência e que possam sofrer mudanças conforme as futuras necessidades do seu parque fabril.

Então, são muitos detalhes que precisam ser considerados para implantação de boas práticas de armazenagem na indústria, entretanto, essa tarefa pode ser facilitada a partir da escolha correta do fornecedor.

A Fabrimetal Armazenagem é uma empresa capacitada para isso, oferecendo suas soluções para empresas de todo o país e colaborando efetivamente no sucesso de diversos empreendimentos, em diversos segmentos de negócios.

Acesse nosso site e conheça as possibilidades que podemos oferecer a sua empresa, colaborando no desenvolvimento de um bom plano de armazenagem a partir da realidade do seu empreendimento.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×