Automatização de processos na indústria e o futuro da armazenagem

A automatização de processos na indústria é uma realidade em muitos países e no Brasil segue-se a mesma tendência.

A automatização possibilita uma série de benefícios em um chão de fábrica, onde se destacam:

  • produtividade,
  • segurança,
  • padronização,
  • qualidade,
  • controle.

As indústrias buscam cada vez mais atuar com equipamentos e softwares, especialmente nas tarefas repetitivas e que apresentam maiores dificuldades.

Além disso, outro fator que as estimula a buscarem por alternativas é a redução de custos, afinal, o mercado se tornou global e a competitividade nunca foi tão grande.

Os principais personagens da automatização de processos na indústria são os robôs e máquinas programáveis, que substituem os operadores humanos em diversas tarefas.

Segundo o relatório World Robotics 2020 Industrial Robots, apresentado pela IFR, International Federation of Robotics, verifica-se que o número de robôs operando em todo o mundo é o maior da história.

Entre 2014 e 2019, a produção mundial desses equipamentos aumentou em 85%, chegando a 2,7 milhões de unidades, operando nos 5 continentes.

O Brasil contava, no final de 2019, com 15.300 robôs inseridos em 1.800 instalações.

Para saber mais a respeito da automatização de processos, continue lendo nosso post e conheça detalhes sobre esse interessante assunto!

Por que a automatização de processos na indústria faz tanto sucesso?

A automatização de processos na indústria continua crescendo em todo o mundo, melhorando a qualidade e diminuindo os custos dos produtos.

A área logística e o setor de armazenagem de mercadorias também vêm sendo contemplados com soluções que facilitam a operação e otimizam os procedimentos.

Como já mencionado, os benefícios são muitos, uma vez que máquinas e robôs conseguem desenvolver as atividades sem a necessidade de descanso, podendo operar 24 horas sem pausa. Como consequência, o aumento da produtividade é indiscutível.

Outro fator importante diz respeito à segurança dos colaboradores, pois eles saem da linha de produção e passam a supervisionar e controlar os processos, o que significa uma diminuição exponencial de acidentes de trabalho.

O sucesso da automatização também ocorre em função da padronização dos produtos finais, garantindo qualidade e reduzindo perdas.

Todas as operações realizadas por esses equipamentos são controladas por computadores, que também atualizam automaticamente os dados na medida que os processos vão sendo realizados.

Isso significa um controle detalhado de todos os processamentos, materiais e tempo, onde os próprios robôs conseguem diagnosticar qualquer falha, informando onde está o problema e quais as medidas aplicadas para a correção.

O que as empresas estão fazendo para automatizar os processos logísticos e de armazenagem?

A automatização de processos na indústria com relação à área logística e de armazenagem iniciam normalmente com algumas operações mais simples, onde pequenos projetos são implantados.

A automação com sistema de picking é um bom exemplo, onde equipamentos digitais são utilizados para evitar erros e aumentar a produtividade.

Outro exemplo são os carros utilizados para trabalhar nas operações de armazenagem, em que pallets são colocados e retirados a partir de comandos e sem a necessidade de um motorista.

No entanto, aquelas empresas que já possuem os processos da Indústria 4.0 implantadas no chão de fábrica percebem os ganhos e resultados obtidos e investem na área logística, automatizando muitas das tarefas que envolvem o setor.

O que se espera para o futuro da armazenagem?

O futuro da armazenagem está diretamente ligado ao avanço da tecnologia, portanto, imagine equipamentos, máquinas e computadores espalhados por todo o ambiente executando tarefas que hoje são realizadas através do esforço humano.

Entre elas, serão destaques:

Dependência total da tecnologia e processos automatizados

Os armazéns serão totalmente controlados por sistemas e os processos completamente automatizados.

Isso possibilitará estoques menores, atendendo exatamente as quantidades necessárias.

A integração das informações com fornecedores, clientes e transportadoras serão online e em tempo real, permitindo tomadas de decisões imediatas, que serão realizadas pelos próprios sistemas de controle.

Robôs e processos automatizados no armazém

Todos os processos de um armazém serão realizados por robôs e equipamentos, desenvolvendo as seguintes tarefas:

  • recebimento e descarga,
  • conferência das mercadorias,
  • segmentação e armazenagem,
  • separação de pedidos,
  • movimentação de materiais,
  • expedição.

As operações humanas serão voltadas para o atendimento a exceções e situações que estejam fora do padrão e da normalidade.

Mão de obra qualificada

As equipes envolvidas na armazenagem de materiais serão enxutas, no entanto, a mão de obra terá de ser especializada, pois as tarefas serão voltadas à supervisão e controle de equipamentos, com pessoal capacitado para eventuais problemas.

Mais pedidos em volumes menores

Outra previsão na automatização de processos nas indústrias voltada ao futuro da armazenagem diz respeito ao aumento na quantidade de pedidos, porém com quantidades menores.

As empresas e os negócios B2B estarão diminuindo cada vez mais a necessidade de manter em estoque materiais que serão utilizados no futuro, ou seja, os pedidos serão realizados sob demanda no modelo just in time.

Gerenciamento de inventários

Os cansativos e longos levantamentos e gerenciamento de inventários serão feitos de forma automática, sem a necessidade da contagem manual.

Isso significa diminuição de perdas, erros e furtos.

O controle de estoque será realizado em tempo real, bastando que os materiais sejam movimentados para serem detectados e seu status no armazém atualizado.

Como se observa, o futuro nos faz lembrar alguns filmes de ficção científica, no entanto, não se assuste, pois a realidade copia os sonhos dos grandes diretores e cineastas, e as soluções para todas as previsões apresentadas já existem.

Agora que você já sabe como funciona a automatização de processos na indústria e como será o futuro da logística, continue conosco e leia nosso post que apresenta a armazenagem e distribuição: o setor está em crescimento?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×