Benefícios da armazenagem estratégica

Cada vez mais a logística ganha importância na gestão das empresas e a armazenagem estratégica é fundamental para que os resultados sejam alcançados.

O mercado mudou e as entregas pontuais, assertivas e que atendem as necessidades do consumidor têm mais importância na tomada de decisão durante o processo de compra.

O valor da mercadoria continua sendo fundamental nas negociações, mas a logística de qualidade faz com que muitos consumidores e empresas optem em pagar mais para terem o material adquirido no formato desejado e no tempo certo.

Para isso, são necessários ajustes nos processos logísticos, onde a armazenagem estratégica é fundamental para alcançar os objetivos.

Neste post, apresentaremos os seus benefícios e de que maneira sua organização pode atender a essa demanda. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é armazenagem estratégica?

A armazenagem estratégica envolve todas as atividades de um depósito ou centro de distribuição, possibilitando que as mercadorias cheguem com qualidade a seus destinos, atendendo as expectativas dos clientes, sejam eles externos ou internos.

Para que todos esses processos aconteçam com perfeição, é fundamental que a organização e o apoio de ferramentas colaborem com as tarefas a serem realizadas, tais como:

  • equipamentos digitais para leitura e controle dos estoques,
  • carros de apoio a movimentação de materiais,
  • sistemas que possibilitem a gestão 
  • estruturas de armazenamento adequadas à realidade dos processos.

 

A falta desses equipamentos de apoio tendem a fragilizar o controle logístico, pois a área exige agilidade e precisão, além de normalmente desenvolver as tarefas sob pressão, já que tudo é urgente.

Quais os benefícios da armazenagem estratégica?

Antes de apresentarmos os benefícios da armazenagem estratégica, é importante conhecer o resultado de uma pesquisa realizada pela Omni Envios, em parceria com a E-Commerce Brasil, onde 72% das empresas entrevistadas apontaram a logística como a área a ser trabalhada em seus negócios para satisfazer seus clientes.

Diante desse número, quais os resultados obtidos quando bons processos logísticos são implantados?

Redução de custos

A redução de custos é o primeiro impacto positivo percebido na implementação de boas estratégias nessa área.

Quando se trabalha organizadamente, onde facilmente consegue-se localizar os produtos estocados e a partir de um bom controle de inventário, diminui-se o retrabalho e as trocas de mercadorias junto aos clientes, porque a operação é facilitada com locais adequados e controles eficientes.

Otimização do picking

A separação de materiais é um dos grandes problemas logísticos, quando erros e enganos são cometidos, causando prejuízos a operação e despesas extras para conseguir contornar a insatisfação dos clientes.

Nessa área, mais uma vez, o apoio de ferramentas digitais e estruturas apropriadas de armazenagem são fundamentais para se ter sucesso no picking.

Diminuição significativa nas perdas de produtos

Produtos perdidos por furtos ou erros nos embarques, além daqueles que tiveram suas datas de validades vencidas, não são raros nos depósitos ou centros de distribuição.

Isso ocorre por falta de organização no armazenamento e a inexistência de processos de inventários e controles que possam evitar essa situação.

Agilidade no atendimento

A agilidade na separação, movimentação, embarque e transporte de mercadorias está diretamente ligada a boas estruturas de armazenamento e ferramentas adequadas para a movimentação dos materiais.

Ambientes bem montadas e estrategicamente localizadas facilitam a operação e tornam todos os processos mais rápidos.

Facilidade na gestão empresarial

Por último e fundamental em qualquer empreendimento, independente do porte e segmento, está a possibilidade de uma gestão empresarial de qualidade.

Não adianta o empreendimento utilizar os mais modernos canais de vendas e negócios se os outros elementos não acompanham essa mesma visão de qualidade.

Muitas corporações têm apostado na logística como diferencial de atendimento, inclusive, apresentando através da mídia, compromissos na entrega dos produtos a seus clientes, garantindo:

  • qualidade, 
  • precisão, 
  • agilidade.

Por onde começar os processos de armazenagem estratégica?

Para iniciar a implantação de processos que envolvam a armazenagem estratégica, três ações precisam ser tomadas:

Controle de movimentação e estoques

Não há como ter sucesso nessa prática sem controles adequados que registrem e possam ser auditados com relação as seguintes tarefas:

  • entrada de materiais,
  • estocagem dos produtos,
  • separação de pedidos,
  • movimentação,
  • carregamento de cargas,
  • transporte.

Para isso, é necessário a contratação de um sistema que possibilite a integração dessas tarefas com as demais áreas da empresa.

Capacitação dos recursos humanos

A equipe que atua na área de logística precisa saber o que se pretende, como se controla e quais são as tarefas a serem desempenhadas, apresentando os detalhes das melhores práticas a serem desenvolvidas. Portanto, treinamento e capacitação dos colaboradores é essencial.

Estruturas adequadas de armazenagem

Um ambiente adequado é fundamental nos depósitos para que os controles e as tarefas sejam realizadas com qualidade.

Então, é preciso contar com estruturas que sejam de fácil montagem, readaptando-as conforme as necessidades do local e momento.

Equipamentos de qualidade para a retenção e ferramentas que facilitem a separação e movimentação de mercadorias são fundamentais.

As condições inadequadas de trabalho e a falta de elementos apropriados tendem a comprometer os resultados, especialmente na área de logística, onde os detalhes fazem toda a diferença.

Agora que você já sabe quais são os benefícios e por onde iniciar um processo de armazenagem estratégica, conheça a Fabrimetal e saiba como contar com as melhores estruturas de prateleiras, racks, porta pallets e soluções de movimentação de materiais do mercado!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×