Não importa o tamanho ou o setor do seu armazém. O principal desafio dos gestores de logística é encontrar formas de otimizar o processo, trazendo mais eficiência e praticidade para a operação. Neste cenário, as cargas paletizadas são de grande ajuda. 

Quer saber como? Continue a leitura! 

O que são cargas paletizadas?

Cargas paletizadas são formatos dentro da cadeia de distribuição que facilitam o transporte de materiais. Para esse processo, são utilizados paletas de madeira ou outros materiais — daí o nome. Em alguns casos, essa técnica também é chamada de paletização.

Assim, as cargas paletizadas são empilhadas em cima de paletes para então serem transportadas ou armazenadas. O método é indicado para uso em empresas de atacado, indústria e varejo. Isso reduz custos de estoque e aumenta a produtividade da sua equipe. 

Geralmente, o tamanho padrão de um palete brasileiro é de 1 x 1,2m. Os materiais mais usados são: 

  • Madeira: é o tipo mais comum em cargas paletizadas por sua alta resistência. Também oferecem uma opção ecologicamente viável, apresentam baixo custo, rápida produção e facilidade de reparação caso sejam danificados.
  • Plástico: sua principal vantagem é a leveza, pesando metade do que um palete fabricado de madeira. Esse é um material fácil de limpar e pode ser colorido de acordo com a vontade do cliente. Isso facilita a localização dos produtos.
  • Aço: a principal diferença dos paletes de metal em relação ao modelo tradicional é, obviamente, o material de fabricação. Isso confere maior durabilidade e resistência, além de suportar cargas paletizadas mais pesadas. 

Qual é a importância das cargas paletizadas?

Optar pela paletização traz uma grande diferença para seu negócio Mas é preciso avaliar se esse sistema de armazenagem faz sentido para o armazém. Por isso, separamos algumas vantagens das cargas paletizadas: 

Adaptabilidade

Quando falamos de sistemas de armazenagem, uma preocupação frequente é saber se o espaço da empresa é apto para receber aquela solução. Com as cargas paletizadas, esse problema deixa de existir. 

Não é necessário utilizar o tamanho padrão de paletes na empresa. Caso o armazém precise de outro tamanho, é só utilizar o mesmo conceito e adaptar os paletes ao espaço. Na dúvida, o mais indicado é conversar com um time de especialistas.

Movimentação

Sem discussões, essa é a grande vantagem da paletização. Ao reunir produtos de acordo com seu tamanho em um só local, fica bem mais fácil fazer seu transporte. Isso é válido tanto para a entrega de mercadorias, quanto para a movimentação interna dos bens. 

Redução de acidentes

Como vimos, as cargas paletizadas facilitam o transporte de categorias. Além de agilizar o processo logístico, isso reduz os acidentes. Afinal, a paletização usa uma base estabilizada, minimizando o risco de acidentes no caso de queda durante o percurso. 

Também é preciso reforçar que a paletização ajuda na organização do espaço. Com todos os bens em seus devidos lugares, os colaboradores não precisam procurar os produtos, minimizando a movimentação e o risco de acidentes.

Conheça o porta paletes da Fabrimetal

Quer levar as cargas paletizadas para dentro do seu armazém? Então conheça os porta paletes da Fabrimetal. Esse produto amplia a capacidade de armazenagem de determinada área através da verticalização do estoque. 

Com um sistema de encaixes que permite uma montagem eficiente e segura, são adaptáveis a qualquer tipo de carga e volume.

Como vimos no texto, a paletização é uma solução simples e muito utilizada para armazenamento e transporte de materiais. Para garantir sua eficácia, é importante escolher fornecedores que elaborem projetos de acordo com as dimensões dos elementos de armazenagem, o espaço disponível e os equipamentos de movimentação.

A Fabrimetal desenvolve sistemas de armazenagem inteligentes e para movimentação de materiais. No mercado desde 2001, a empresa atende todo o território nacional com soluções personalizadas e projetos alinhados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Clique aqui para entrar em contato com a Fabrimetal. Nosso time de profissionais tem as melhores orientações para ajudar a sua empresa a obter excelentes resultados na armazenagem de produtos.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×