Saiba como é possível customizar racks metálicos

Na armazenagem é essencial que a empresa faça investimentos em estruturas que possam atender suas necessidades. Uma das estruturas bastante utilizadas são os racks metálicos. Eles tornam a armazenagem mais organizada e eficiente. Para sua melhor utilização é possível customizar racks metálicos de acordo com o que a empresa precisa.

No entanto, ao fazer a opção pelos racks metálicos, também é essencial que o gestor do sistema de armazenagem tenha todo o conhecimento sobre o tema. Assim, vai saber como melhor utilizar essa forma de armazenamento e tirar proveito dela.

O que é um rack metálico

Um rack metálico é uma estrutura que oferece maior resistência ao armazenamento. É produzido com chapas de aço, podendo atender as mais diversas exigências de cada sistema de armazenagem.

É possível customizar racks metálicos para verticalizar o armazenamento através do empilhamento blocado. Ainda é viável alternar sua formatação para a forma de um corredor, atendendo as necessidades do armazém. Essa é uma forma de utilização que oferece maior eficiência às atividades do setor.

Os racks metálicos podem ser montados e desmontados de maneira simples e rápida. Isto possibilita sua utilização tanto em áreas secas quanto em câmaras frias, sempre oferecendo maior durabilidade e resistência à estrutura do armazém, uma vez que eles podem ser adaptados para oferecer menor sobrecarga aos paletes.

Além disso, é um tipo de estrutura classificada dentro dos conceitos de sustentabilidade na logística. Existem alguns tipos de racks metálicos que podem ser reciclados quando perdem sua vida útil.

Customizar racks metálicos nos mais diversos tipos

É possível customizar racks metálicos da forma como a empresa precisa. Uma vez que se trata de um equipamento prático e moderno, sua implementação é permitida nos mais diversos tipos de atividades, tanto comerciais como industriais. Os racks metálicos, em decorrência de sua facilidade de desmontagem, podem ser transformados, inclusive, em sistema blocado.

O mercado oferece uma série de modelos de racks metálicos já prontos para utilização, como, por exemplo:

  • Sistema de armazenagem de itens no interior dos racks;
  • Racks prontos para armazenamento de paletes;
  • Racks produzidos para bags ou aramados, para produtos que exigem maior cuidado no empilhamento, etc.

Utilizando os racks metálicos já prontos é possível garantir melhor armazenamento dos itens. Embora a melhor escolha possa ser customizar racks metálicos de acordo com a demanda e com a atividade da empresa. Para isso, é preciso observar os pontos mais necessários para oferecer eficiência e maior produtividade.

Os racks metálicos podem ser fabricados da forma como a empresa necessitada, utilizando o aço galvanizado. Esse material imprime ao produto final maior durabilidade e resistência. De uma forma geral, os racks conseguem resistir a agentes externos que poderiam prejudicar a estrutura logística. Ao mesmo tempo, apresentam resistência à umidade e aos processos de corrosão.

No caso da empresa optar por customizar racks metálicos, é essencial procurar uma produtora que possa produzir essas estruturas de forma personalizada. Ela deve atender suas necessidades, obedecendo, principalmente, a capacidade de suportar peso, tendo em mãos racks nas dimensões exigidas para o sistema logístico.

Racks metálicos: estruturas de fácil conservação

Customizar racks metálicos é possível para atender todas as exigências do sistema de armazenagem. Os racks são fabricados com material de grande resistência. Há apenas a necessidade de se adotar algumas práticas para sua conservação.

Uma das necessidades é fazer a troca de peças danificadas, evitando, dessa forma, comprometer a total capacidade de carga em empilhamentos de maior altura. Ao mesmo tempo, é possível também customizar racks metálicos com acabamentos diferentes para determinadas necessidades.

Assim, por exemplo, havendo necessidade de armazenar produtos corrosivos ou químicos, é possível criar um acabamento com galvanização a fogo. Isto torna o material ainda mais resistente, o que vai oferecer maior vida útil para as estruturas.

Adaptação dos racks metálicos às necessidades do sistema de armazenagem

Os racks metálicos, portanto, se tornam um importante recurso para o sistema de armazenagem, podendo elevar a capacidade de armazenamento e melhorar a qualidade do processo logístico.

Os racks metálicos podem ser adaptados para qualquer exigência dos produtos armazenados, como para paletes, estrados ou caixas. Pode ainda ser produzido em diversos modelos, como aramados, estantes ou racks desmontáveis. Essa diversidade permite maior facilidade para o transporte e para a própria armazenagem.

Ao mesmo tempo, havendo necessidade em estoques de maior porte, customizar racks metálicos é a garantia de adaptação para atendimento de problemas de ergonomia, entre outros.

A adaptação da estrutura dos racks metálicos também é possível para armazenagem em empilhamento de grandes alturas. Este recurso possibilita que os operadores possam manter suas funções de forma mais rápida, oferecendo maior produtividade, segurança e conforto.

Os benefícios em customizar racks metálicos

Customizar racks metálicos torna possível fazer com que eles sejam um equipamento de grande utilidade para qualquer tipo de atividade empresarial. Os racks podem ser adaptados para qualquer tipo de armazenagem. O que possibilita que os gestores possam melhor aproveitar o espaço disponível, ampliando a capacidade de armazenamento.

Uma empresa especializada na produção de racks metálicos possui a habilidade e o conhecimento para fabricar racks de acordo com o tipo de armazenagem solicitado. É possível produzir racks especiais, inclusive para indústrias que precisam de estruturas mais adequadas para o transporte e para o próprio armazenamento de itens, matérias-primas e insumos, além do produto final.

A utilização de racks metálicos customizados oferece uma série de benefícios para a empresa e seu sistema logístico, como, por exemplo:

  • Redução do peso na estrutura do armazenamento com aumento do espaço através da verticalização e melhor organização do espaço no almoxarifado;
  • Maior vida útil para a estrutura do armazém, apresentando facilidade de manutenção, maior resistência à umidade e facilidade na alteração do layout do espaço;
  • O material utilizado nos racks metálicos pode ser totalmente reciclado, o que vai oferecer à empresa um excelente custo-benefício.

Diante desses e de outros benefícios apresentados pelos racks metálicos, eles atualmente são utilizados nos maiores centros de armazenagem espalhados por todas as regiões do Brasil, gerando maior eficiência, rapidez e melhor produtividade.

Os racks metálicos possibilitam a completa otimização do espaço disponível nos armazéns, garantindo a qualidade do produto final e reduzindo as perdas e desperdícios.

×