Afinal, qual a diferença entre armazenagem e estocagem?

Muita gente, inclusive profissionais que atuam na área de logística, não conhecem a diferença entre armazenagem e estocagem.

Essas duas palavras não são sinônimas, pois cada uma possui um significado único, apesar de serem constantemente confundidas.

As duas dizem respeito a depósitos e armazéns e lidam com materiais e mercadorias.

Antes de entrarmos nos detalhes, é importante destacar que nunca a logística foi tão valorizada como atualmente, porque o que era apenas uma complementação de uma negociação transformou-se em um fator decisivo no processo de compra.

Muitas empresas e pessoas pagam mais caro por produtos, desde que não existam falhas nos processos de entregas, onde os materiais solicitados sejam fornecidos conforme o pedido e dentro do prazo estipulado.

Segundo a pesquisa intitulada “Experiência do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo site Opinion Box, dentre os 20 principais motivos para a decisão de compra dos consumidores em lojas virtuais, dois fazem parte da área logística, são eles:

  • frete gratuito – 1º colocado,
  • entrega mais rápida – 2º colocado.

É importante lembrar que esses dois itens fazem parte do processo de armazenagem. Porém, não estão envolvidos diretamente com os estoques, como veremos a seguir.

Neste post, apresentaremos a diferença entre armazenagem e estocagem. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Existe diferença entre armazenagem e estocagem?

Sim, existe diferença, já que a estocagem é uma das atividades existentes na gestão logística de armazenagem. Vamos conhecer cada uma delas: 

Armazenagem

A armazenagem envolve todos os processos e atividades que ocorrem nos:

  • depósitos,
  • centros de distribuição,
  • almoxarifados.

Muito mais do que cuidar dos estoques, essas operações são as responsáveis pelo recebimento e conferência dos materiais, além da movimentação, separação de pedidos, atendimento à área de produção nas indústrias e abastecimento das lojas.

Isso significa que todos os processos que envolvem a gestão de materiais, seja para atender aos clientes internos (setores de uma indústria ou, lojas e filiais), bem como aqueles que fazem suas compras e aguardam o recebimento dos produtos adquiridos, são de responsabilidade dessa área.

A armazenagem é dinâmica e exige rapidez, flexibilidade e muita organização para poder atender a todos com qualidade.

A estrutura que envolve essa área em uma empresa vai além do depósito, pois são necessárias:

  • prateleiras,
  • porta paletes,
  • racks,
  • estruturas cantilever,
  • veículos para movimentação.

Também o transporte envolvendo coletas, entregas e logística reversa são de responsabilidades desse setor, mesmo quando os serviços são terceirizados.

Qual a importância?

Qualquer empresa que não possua uma logística de armazenagem de qualidade corre sérios riscos de enfrentar problemas e perder mercado, porque como já mencionado anteriormente, cada vez mais os clientes exigem serviços que atendam às suas necessidades e demandas.

Para se obter sucesso nessa área, a equipe logística precisa estar capacitada e toda uma infraestrutura precisa atender às suas necessidades, tais como:

  • sistemas de gestão de estoques,
  • equipamentos de apoio para contagem de estoques e separação de produtos,
  • estruturas de armazenamento, que possibilitem ajustes e mudanças,
  • veículos para a movimentação das mercadorias,
  • estruturas especiais para estoque de produtos de grandes dimensões.

Para se ter ideia da importância da logística de armazenagem em uma empresa, dados do Procon-SP apresentaram um aumento de 285% nas reclamações dos consumidores que compraram através do e-commerce em 2020, comparando com o ano anterior.

Segundo Fernando Capez, diretor-executivo da entidade, “o comércio estava preparado para vender, mas não para entregar”.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, foram mais de 300 mil reclamações envolvendo problemas logísticos só no estado de São Paulo.

Operar sem uma estrutura adequada de armazenagem pode se transformar em um pesadelo, pois os prejuízos serão contabilizados e o nome da marca e da empresa ficam manchados no mercado.

Estocagem

Para continuarmos a analisar a diferença entre armazenagem e estocagem, vamos conhecer detalhes do processo que envolvem os estoques.

O ato de estocar é providenciar a guarda temporária ou permanentemente:

  • matéria-prima,
  • insumos,
  • produtos acabados.

São, portanto, os materiais guardados para serem utilizados nas linhas de produção ou vendidos no mercado através das lojas físicas, ou virtuais.

Como visto anteriormente, a estocagem faz parte do processo de armazenagem. Porém, é uma atividade mais estática, onde os movimentos ocorrem a partir da demanda gerada e das atividades logísticas exigidas pelos processos.

Qual a importância?

Não existem dúvidas que os processos de estocagem são fundamentais para qualquer negócio que envolva produção ou venda de mercadorias, além de atender as prestadoras de serviços através dos insumos que, em muitas ocasiões, precisam também serem guardados.

Portanto, sem estoque, torna-se impraticável manter uma linha de produção funcionando e é impossível, nos casos de comércio, que atue no formato de lojas físicas.

Mesmo as lojas virtuais são obrigadas a desenvolver estoques, pois como já visto neste post, é preciso garantir que a mercadoria será entregue ao cliente que realizou a compra e isso só será possível a partir da formação de um estoque.

Como otimizá-las?

Agora que você já conhece qual a diferença entre armazenagem e estocagem, e da importância dessas duas atividades nos negócios, é fundamental que saiba como otimizar essa aplicação, o que só será possível através do uso de ferramentas que possam contribuir com a prestação de bons serviços.

Contar com sistemas, equipamentos e estrutura de armazenagem é fundamental para que as atividades possam ser desenvolvidas com qualidade, agilizando processos e permitindo que os pedidos sejam atendidos no tempo certo e com os materiais corretos.

A Fabrimetal pode contribuir com as estruturas de armazenagem e movimentação de mercadorias, através do desenvolvimento de soluções sob medida que a empresa disponibiliza para clientes em todo o Brasil.

Acesse nosso site e conheça as possibilidades existentes para guardar e movimentar os seus produtos. Estamos prontos para conhecer as suas necessidades e apresentar a melhor solução para a sua logística!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×