Você sabia que a organização do layout pode impactar o seu negócio? Entender como  economizar espaço na armazenagem é um dos principais desafios dos gestores e pode ser o grande diferencial da empresa. Com a crescente demanda, é preciso aproveitar a superfície disponível de forma inteligente para atender aos pedidos. 

Surge, então, a dúvida: como economizar espaço na armazenagem? Confira nossas dicas a seguir!

Conheça o giro dos produtos

Antes de pensar em estratégias, o gestor precisa conhecer a realidade do armazém. Além de saber quais são os principais processos, é necessário dominar o giro dos produtos. Este é o primeiro passo para entender o que pode ser movido para economizar espaço na armazenagem

Itens com maior saída são repostos mais vezes, enquanto os com menor giro ficam mais tempo parados. Fatores como este acabam impactando na organização, uma vez que a movimentação deve ser reduzida ao mínimo. Dessa forma, os produtos com alto giro precisam ficar próximos à área de expedição — o que melhora também a produtividade dos colaboradores.

Para que a empresa mantenha um espaço organizado e sem desperdícios, ela precisa definir um padrão de separação. O mais recomendado é a Curva ABC, que leva em consideração justamente o giro dos produtos. No entanto, cada indústria tem suas próprias necessidades.

Outros critérios que podem ser utilizados são:

    • Características: bastante utilizado em setores que trabalham com matérias-primas delicadas para não misturar com produtos que possam gerar danos. Neste caso, itens semelhantes são guardados próximos uns dos outros.
    • Volumes: organização ocorre por tamanho e peso. Durante seu cadastro, a mercadoria deve ser armazenada em prateleiras adequadamente categorizadas para seu tipo de volume. O layout deve ser projetado de acordo com o tamanho das peças que serão armazenadas no local.

Priorize a organização vertical

Um dos principais problemas dos empreendimentos atuais não é só como economizar espaço na armazenagem. O alto preço do metro quadrado faz com que muitos negócios tenham que pensar em outras formas de expandir sua produção. 

A verticalização do armazém vem para suprir essas duas necessidades: aumentar a capacidade do espaço e utilizá-lo de forma inteligente. Ao adotar estantes industriais, o gestor aproveita a altura do espaço e permite que mais produtos sejam estocados, fornecendo formas alternativas de armazenagem. 

A Fabrimetal tem soluções que facilitam a verticalização do espaço. As prateleiras são fáceis de desmontar e de manusear, podendo ser usadas para diversos produtos. Além dos modelos tradicionais, a empresa trabalha com as seguintes opções de bandejas:

  • Prateleira industrial separador de caixa;
  • Prateleira industrial com bandeja galvanizada;
  • Prateleira industrial com bandeja MDF 18mm laminado.

Escolha os sistemas de armazenagem certos

E não são apenas as prateleiras que ajudam a economizar espaço na armazenagem. Os gestores devem procurar outros tipos de soluções — e podem contar com a Fabrimetal, que possui times de profissionais qualificados em sua área de atuação. 

Esses especialistas vão estudar as necessidades de cada empresa e orientar quais são os sistemas que melhor resolvem os problemas do local. O mercado tem diversas soluções disponíveis, como as estruturas cantilever e porta paletes.

Lembre-se do objetivo principal: economizar espaço na armazenagem. Por isso, muitas vezes o mais indicado é juntar uma ou mais soluções. Cada sistema tem suas próprias particularidades e, combinados, oferecem o melhor aproveitamento de espaço e organização do estoque. 

Limpe o espaço regularmente

Muita gente acha que precisa economizar espaço na armazenagem — mas, na verdade, só possui um local desorganizado. Quando os produtos estão fora do lugar, dá a impressão de que não tem espaço sobrando.

Se o armazém vive sujo, há grandes riscos de ocorrer uma contaminação dos materiais. Isto gera desperdícios e pode até mesmo prejudicar a experiência do cliente final. Outro problema é que a falta de organização pode fazer com que os colaboradores não encontrem os itens na hora de montar um pedido. 

Otimize o inventário

Economizar espaço na armazenagem exige organização, como vimos anteriormente. Uma das boas práticas envolve otimizar o inventário para entender quais produtos estão “acumulando poeira” e contribuindo para um almoxarifado bagunçado.

O espaço não precisa ser enorme para ter eficiência no armazenamento. Otimizar o inventário ajuda a economizar espaço na armazenagem e permite que os colaboradores encontrem os itens com mais facilidade. 

Quer mais dicas sobre logística e armazenagem? Clique aqui e confira nosso blog para entender tudo sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×