Entenda mais sobre as estruturas cantilever

As estruturas cantilever são fundamentais para garantir a qualidade de armazenamento de produtos com características diferenciadas.

Não são raras as devoluções de itens e reclamações a respeito de danos existentes nas mercadorias compradas.

Além da insatisfação e desgaste com o cliente, será necessário trocar o produto, caso seja viável essa possibilidade, gerando prejuízo a operação e retrabalho para todos os envolvidos.

Para se ter ideia do problema, em uma das raras pesquisas realizadas sobre as situações que envolvem produtos defeituosos e devoluções, segundo o CIP, Centro de Inteligência Padrão, em parceria com a SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, as trocas de mercadorias representam 3% do volume total de vendas.

Esse problema acaba comprometendo 2% do faturamento líquido das empresas, destinados a resolver a situação e minimizar o descontentamento dos clientes.

Neste post, apresentaremos as estruturas cantilever, uma das melhores soluções para evitar esse tipo de situação, diminuir os custos com trocas e garantir a satisfação dos seus compradores. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que são estruturas cantilever?

São sistemas de armazenamento cujo objetivo é garantir a qualidade dos produtos com características fora do padrão, ou seja, itens longos ou de largura variáveis, além de fardos de grandes dimensões.

Muitas empresas possuem mercadorias com essas características que podem ser danificadas se não guardados da maneira correta, é o caso, por exemplo, de:

  • perfis,
  • barras,
  • tubos,
  • chapas metálicas,
  • placas de madeiras,
  • vigas.

Esse sistema substitui as tradicionais prateleiras, possibilitando um total aproveitamento dos espaços.

Com uma construção resistente, é composta por colunas centrais, base fixa e braços em balanço para o suporte das cargas.

As estruturas cantilever de qualidade devem permitir que os limites de comprimentos sejam definidos pelo cliente conforme as necessidades específicas da sua empresa.

Essa distância entre as colunas é determinada a partir do peso do material que será armazenado. Portanto, trata-se de uma solução que pode ser customizada segundo as necessidades de cada empreendimento.

Quais são seus principais benefícios?

A utilização de estruturas cantilever evita que produtos possam se deformar em função do seu tamanho, peso e do armazenamento realizado indevidamente. Então, apresenta grandes benefícios.

Observa-se que muitas empresas colocam os itens de grandes dimensões encostados nas paredes em locais inapropriados, quando o próprio peso do material acaba causando deformações que muitas vezes só serão percebidas quando recebido pelo comprador.

Como já mencionado, essa situação é sinônimo de prejuízo e insatisfação do cliente que pensará duas vezes antes de voltar a comprar naquele negócio.

Além de evitar esse problema, as estruturas cantilever oferecem:

Otimização do espaço

Como já mencionado, essas soluções podem ser montadas e modificadas a partir das necessidades de cada ambiente, ou seja, de acordo com o momento e produtos a serem estocados, por isso é uma ótima solução para otimização de espaços.

Isso possibilita que as estruturas sejam montadas nos locais mais adequados de um depósito, usando todo espaço físico e diminuindo os custos de armazenagem em função do excelente aproveitamento que oferecem.

Mais produtividade

As boas aplicações possibilitam que o acesso aos materiais possam ser realizados de acordo com as necessidades de cada ambiente, já que oferecem melhor produtividade nas tarefas e podem ser projetadas para serem acessadas:

  • apenas por um dos lados,
  • pelos dois lados do cantilever.

Essa solução também é uma excelente opção para a separação de pedidos, possibilitando agilidade, segurança e funcionalidade no desenvolvimento dessa tarefa.

Outra característica que precisa ser considerada diz respeito a ergonomia, ou seja, as facilidades existentes que garantem a saúde e bem-estar dos colaboradores quando as tarefas envolvem:

Estrutura adaptável

Outro ponto fundamental que facilita e traz grandes benefícios à área de logística das empresas é a possibilidade de adaptação.

Essa adaptabilidade permite que ela seja montada nos locais mais apropriados para determinada tarefa e possa ser transferida após o término do projeto.

Ainda melhora, o layout pode ser modificado e remontado segundo a nova realidade que se apresenta. Portanto, adaptam-se facilmente às necessidades do seu depósito de acordo com os produtos que precisam ser armazenados.

Como instalar as estruturas cantilever ideais para seu negócio?

O primeiro passo para instalar essas estruturas em seu depósito é realizar um levantamento das necessidades, onde especialistas que conhecem a solução devem ser consultados.

Considerando a experiência desses profissionais e das diversas possibilidades existentes, um estudo deve ser realizado para implementar a solução ideal para o seu negócio.

A Fabrimetal possui uma equipe de projetistas e engenheiros prontos para atender e avaliar as necessidades específicas da sua empresa, garantindo que a melhor solução seja implantada no seu armazém, considerando a realidade e características da sua organização. 

Implementar estruturas cantilever de qualidade exige cuidados e avaliações preliminares, permitindo que o investimento realizado atenda completamente os objetivos do empreendimento. 

Por isso, se você precisa melhorar a qualidade de armazenamento dos seus produtos e deseja resolver definitivamente os problemas com materiais de dimensões diferenciadas, conte com a Fabrimetal e conheça nossas aplicações e possibilidades para atender a sua demanda de maneira personalizada!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×