A indústria logística tem diversos conceitos. Entre eles, a gestão de estoque e armazenagem. Por serem bem semelhantes, há quem confunda seus significados. Isto pode trazer uma série de prejuízos para o negócio, então é preciso prestar atenção.

Afinal, as empresas vêm acompanhando um aumento no grau de exigências e competitividade dentro do mercado. Quem não tiver um bom sistema de logística interna pode perder seu “status” perante a indústria. Dentro deste cenário, é importante entender a diferença entre gestão de estoque e armazenagem

Confira a seguir as definições desses termos e como aplicá-los no seu empreendimento.

O que é Gestão de Estoque?

A gestão de estoque pode ser definida como o processo que garante o armazenamento das quantidades ideais para sustentar as atividades da sua empresa. Uma boa gestão significa que o empreendimento conseguiu chegar em uma fase de organização e controle das mercadorias. 

Em um mercado competitivo como o atual, fazer a gestão dos estoques é um grande desafio. O objetivo é atender as necessidades da empresa sem comprometer recursos nem pecar pelo excesso ou falta. A escassez faz com que o negócio perca oportunidades de venda e as “sobras” significam prejuízo financeiro, além de espaços ocupados desnecessariamente.

Qual é a importância da Gestão de Estoque?

O estoque de produtos faz parte dos ativos da empresa e representa uma parcela de capital que está parada. Entender a diferença entre gestão de estoque e armazenagem significa evitar que a empresa passe por “sufocos” financeiros. 

Fazer a gestão de estoque significa administrar a compra de mercadorias para que não faltem produtos para atendimento dos consumidores. Ao mesmo tempo, é preciso manter o menor valor de capital investido. 

Com a correta gestão de estoques, a empresa terá melhores condições de tomar decisões sobre sua atividade no mercado, aumentando a variedade de mercadorias e produtos oferecidos. Ao mesmo tempo, vai reduzir o tempo de espera do consumidor e estruturar melhores condições de atendimento, possibilitando seu crescimento no mercado.

Como fazer a melhor gestão de estoque

O que é Gestão de Armazenagem?

Agora, vamos olhar para outro conceito dentro da gestão de estoque e armazenagem. O armazém engloba todo o ciclo de vida do produto. Ou seja, envolve as seguintes etapas deste processo: 

  • Recebimento;
  • Conferência e endereçamento;
  • Estocagem ou armazenamento;
  • Identificação dos itens;
  • Separação dos materiais;
  • Embalagem;
  • Expedição.

Todas essas etapas precisam ser registradas e acompanhadas. Muitos gestores usam softwares com este propósito, como o sistema WMS. Assim, conseguem ter uma visão geral do que acontece, com menos custo e maior aproveitamento dos itens utilizados.

Qual é a importância da Gestão de Armazenagem?

É impossível falar de logística sem mencionar a armazenagem. Essa prática envolve decisões-chave que definem a estrutura de serviços essenciais da empresa, como o equilíbrio entre oferta e demanda.

Essa área tem uma série de desafios próprios, como cálculo de quantidade e disposição do armazém. Porém, quando há consenso sobre sua importância, tais obstáculos podem ser facilmente ultrapassados. Afinal, a gestão de armazenagem gera vantagens como redução dos custos operacionais, maior eficácia do serviço e melhoria na experiência do cliente. 

Qual é a diferença entre gestão de estoque e armazenagem? 

Depois de nos aprofundarmos nos conceitos de gestão de estoque e armazenagem é fácil entender suas diferenças. O estoque faz parte do processo de armazenagem — não há um sem o outro. Eles são interdependentes e precisam ser vistos dessa forma para o bem da empresa.

Não à toa, o mais recomendado é ter alguém focado na gestão de estoque e outra pessoa que coordene todos os processos do armazém. A primeira pode reportar para a segunda, que vai ter uma visão geral e consegue “costurar” todas as etapas. 

Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre estoque, encontrou o lugar certo. Entender  a importância dos métodos de gestão de estoque é a base para manter a ordem financeira das empresas. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×