Melhorar a logística de distribuição é a meta número um de muitos gestores, que entendem que esse setor está interligado a muitos outros dentro da empresa.

Não é difícil entender por que essa meta é tão comum, já que, com a gestão de armazenagem e entregas bem alinhadas, os clientes ficam mais felizes e esse serviço torna-se mais organizado e otimizado.

No entanto, como você deve imaginar, trazer mudanças e melhorias para um setor tão complexo e repleto de demanda precisa de planejamento, paciência e sinergia da equipe.

Pensando em auxiliar você com esse processo, separamos dicas importantes nesse artigo. Continue a leitura e saiba como melhorar a logística de distribuição da sua empresa.

Como funciona a logística de distribuição?

A logística de distribuição é um grande conjunto de atividades que envolvem gestão de produtos e mercadorias desde o momento que saem da linha de montagem, até chegar na casa do cliente final.

Esse grande processo envolve estocagem, vendas, transporte, otimização e relatórios desses trabalhos.

Tal vertente da logística funciona de modo a trabalhar constantemente em otimizar esses processos, torná-los mais curtos, baratos e mensuráveis, além de seguros.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso integrar setores como o de compras, marketing e comunicação.

Como melhorar essa logística?

Agora que você sabe o que é e como funciona a logística de distribuição, saiba a seguir como otimizá-la em sua empresa.

Investindo na gestão

Ao falar em melhorar a logística de distribuição, é praticamente impossível não considerar o investimento em softwares de gestão, que permitem um controle muito mais eficiente do estoque e de tarefas desse setor.

Com eles, é possível padronizar tarefas e otimizar processos, de modo a tornar o trabalho mais rápido e com menos riscos.

Sobre os custos, de médio a longo prazo os softwares irão justificá-los, já que é muito mais eficiente trabalhar e lucrar com ferramentas que tornam tudo mais fácil e linear.

Um grande benefício desse tipo de sistema é que pode ser customizado de acordo com as necessidades da organização, de modo a atendê-la de maneira efetiva.

Aprimorando os serviços

Quando se trata de melhorar a logística de distribuição, é necessário aprimorar os serviços realizados e principalmente o atendimento e atenção voltados aos clientes.

Além de mantê-los satisfeitos, isso impacta diretamente na imagem da empresa perante o público e os concorrentes.

Uma forma de aprimorar o que já é realizado pela empresa é prestar atenção em todas as necessidades dos clientes e dos setores, de modo a trabalhar para manter todos os envolvidos satisfeitos.

Planejando o estoque

Ter um controle de estoque permite que ele se mantenha abastecido de acordo com as vendas da empresa, impedindo a compra de produtos que já constem em grande quantidade e que não tenham tanta saída.

Apenas com uma previsão do que se precisa ou não, é possível entender perfeitamente como fazer as compras de materiais adequados.

Por falar em estoque, ter controle do seu espaço também é importante, e investir em prateleiras, porta-paletes e estantes é ideal para mantê-lo organizado, arejado e com fácil locomoção dentro deles.

Investindo em tecnologia

É com a tecnologia que você controla o estoque, mensura riscos, diminui problemas, integra setores, rastreia cargas em tempo real, melhora comunicação com clientes e faz a gestão completa de sua empresa.

A tecnologia vai muito além dos softwares de gestão que citamos no começo desse artigo, já que ela deve ser implementada em todos os âmbitos da organização.

Elaborando roteiros e mapas de entrega

Ao sair do centro de distribuição com entregas e mercadorias, é essencial que seus caminhões tenham roteiros para realizar essas tarefas, porque, além de tornar tudo mais organizado, evita retrabalho e caminhos longos e desnecessários.

A falta de roteirização só traz prejuízos, como o aumento do custo com combustíveis, o aumento de tempo de entrega e possíveis atrasos, que são a última coisa que o cliente espera ao fazer um pedido.

Terceirizando etapas do processo

A terceirização na logística de distribuição é algo relativamente comum e isso se explica, pois, delegar tarefas muito trabalhosas ou complexas para especialistas encurta prazos e melhora a rotina de trabalho.

Um grande exemplo desse tipo de serviço é o de terceirizar galpões logísticos, que, dependendo da localidade e proximidade dos clientes, pode ser um excelente negócio.

Além disso, existem muitos outros benefícios quando o assunto é externalização de tarefas, como a redução de custos de produção, melhoria da qualidade, aproveitamento das ferramentas dos parceiros e simplificação de metodologias.

Percebeu como diversos fatores estão interligados na logística de distribuição? Por isso, contar com especialistas em armazenagem e estoque é essencial para obter sucesso com isso.

Desde 2001 no mercado, somos referência quando o assunto é estruturas de metal para estoques diversos. Mais do que otimizar espaço, nossos produtos trazem segurança, eficácia e novas possibilidades. 

Entre em contato e conheça mais sobre nosso trabalho!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×