A Logística 4.0 ganhou destaque por ser uma evolução conceitual e prática do setor. Por essa linha do tempo, passam produtos, serviços e informações que aumentam a eficiência e reduzem custos. Ainda que esse seja um assunto em alta, muitos gestores não sabem o que é Logística 4.0.

O que é Logística 4.0? 

De modo geral, a logística busca atender o cliente com confiabilidade, baixo custo e pontualidade nas entregas. Esse é um grande diferencial competitivo e as empresas estão investindo mais neste setor para atrair e reter clientes.

A primeira vez que falaram sobre o que é Logística 4.0 foi em 2011, na feira de Tecnologia Industrial em Hannover, na Alemanha. O conceito refere-se às mudanças que acompanharam a 4ª Revolução Industrial e trouxeram para o setor grandes transformações. A principal está na relação entre a Logística e a Tecnologia. 

A tendência é pela busca constante do aumento da eficiência — caracterizada pela automatização completa do setor fabril. Não à toa, muitos associam o que é Logística 4.0 com a “Fábrica Inteligente”. 

Ou seja, uma nova aposta em gestão com tecnologia. As novas práticas representam uma produção auto-otimizada e auto-organizada, com grande presença de dados. Dessa forma, surgem análises mais precisas e processos mais eficazes.

Características da Logística 4.0

Como vimos no tópico anterior, entender o que é Logística 4.0 significa compreender a importância da automação. Na prática, isso significa a adoção de algumas soluções. Veja a seguir:

Big Data

O termo Big Data refere-se a grandes quantidades de dados armazenados a cada instante. Isso resulta na existência e operação de milhões de sistemas conectados a uma rede, como veremos mais para a frente, que produzem dados em tempo real e que estão disponibilizados aos interessados em tê-los.

Empresas usam essas informações para entender melhor o comportamento dos consumidores. No entanto, tais dados também podem ser aplicados internamente. Afinal, os gestores precisam acompanhar a produção e a eficiência de suas equipes.

Inteligência Artificial

Como características básicas, os sistemas de Inteligência Artificial (IA) apresentam capacidade de raciocínio. Dentro do universo de o que é Logística 4.0, isso significa aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão. 

Da mesma forma que acontece com humanos, o software em questão vai aprender com os erros e acertos para agir sempre da maneira mais eficaz e reconhecer padrões. 

Cloud Computing

Entender o que é Logística 4.0 também envolve conhecimentos sobre Cloud Computing. Essa ideia refere-se à operação transparente em diferentes lugares e plataformas por meio da Internet — porém, com a facilidade de tê-la em seus próprios computadores. Afinal, as informações estão na “nuvem”, permitindo acesso rápido.

No entanto, isso requer uma mudança na forma de operar a TI. A união do Cloud Computing com a virtualização dos processos otimiza o uso dos recursos e garante mais flexibilidade para os usuários.

Internet das Coisas (IoT)

Por fim, temos a Internet das Coisas. Em inglês, Internet of Things (IoT), o termo relaciona-se a objetos físicos e virtuais ligados à Internet. Além disso, se refere ao modo como itens físicos são conectados através de sensores inteligentes e softwares, e a maneira que transmitem dados para uma rede. Assim, funciona como um grande “sistema nervoso”, possibilitando a troca de informações entre diversos pontos. 

Benefícios da Logística 4.0

Depois de compreender o que é Logística 4.0, fica fácil visualizar seus benefícios:

  • Maior foco na estratégia de negócios;
  • Redução de custos;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhor análise de dados;
  • Redução de perdas;
  • Redução do Lead Time.

Logística 4.0 e a Indústria 4.0

Muitos gestores confundem Logística 4.0 com a Indústria 4.0. Realmente, esses dois conceitos andam lado a lado, mas não são sinônimos.

A Indústria 4.0 começou a ganhar forma na virada do milênio, após a popularização da Internet e de computadores. Esses equipamentos também conquistaram espaço dentro das fábricas, sendo cruciais para a automatização de tarefas. 

As principais características dessa nova Indústria conversam com o que é Logística 4.0. São tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico — e onde conceitos vistos anteriormente, como Big Data e IA, se fazem presentes. 

Entender o que é Logística 4.0 é essencial para empresas que querem avançar. Conte com a Fabrimetal para continuar nessa jornada rumo à eficiência e ao aumento de produtividade!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×