Formas de otimizar o espaço na indústria com sistemas de armazenagem

Otimizar o espaço na indústria é essencial para que a empresa tenha diferencial competitivo e um bom sistema de armazenagem. No entanto, para aproveitar melhor o espaço é preciso fazer um diagnóstico. O processo envolve analisar as necessidades da empresa e buscar as soluções que melhor possam atender seus processos.

Há alguns anos, a utilização do espaço físico se voltava mais para a área do que para a altura. Consequentemente, o espaço utilizado pela armazenagem era o menos adequado dentro das instalações industriais.

A verticalização dos armazéns passou a ser considerada como uma solução eficaz entre as formas de otimizar o espaço na indústria. Através dessa técnica, é possível guardar mais itens e estruturar um sistema de movimentação seguro e eficiente.

Por que o aproveitamento do espaço é importante?

No entanto, não basta apenas pensar na verticalização se não houver uma avaliação prévia e um planejamento adequado. Antes de qualquer coisa, é preciso fazer um estudo técnico, identificando as reais necessidades da empresa.

Em seguida é preciso verificar o espaço disponível para instalação de novas estruturas. O mais recomendado é combinar as características de área horizontal com a vertical, podendo, assim, dimensionar as instalações para otimizar a movimentação e reduzir os custos de logística.

Como o sistema logístico vem se tornando cada vez mais importante para a redução de custos na empresa, é essencial que as formas de otimizar o espaço sejam racionais. A armazenagem é um processo complexo e exige grande agilidade em sua operação, com flexibilidade para atender todas as exigências da operação industrial.

Dessa forma, é preciso que haja integração entre a estrutura do armazém, os equipamentos de movimentação e controle completo de todas as operações para que se possa atender a demanda.

As formas de otimizar o espaço na indústria vão exigir uma análise completa do sistema de armazenagem. Os fatores principais são: 

  • Estratégico, baseado na localização de cada item;
  • Técnico, com base no gerenciamento do sistema de armazenagem;
  • Operacional, considerando a movimentação, o layout do armazém e a movimentação dos itens.

O estudo desses critérios resulta na integração do sistema de armazenagem ao logístico. Assim, é possível atender às seguintes necessidades:

  • Compensação de capacidades diferenciadas nas fases de produção;
  • Sazonalidade da produção;
  • Continuidade na produção;
  • Redução de custos;
  • Otimização da mão de obra;
  • Redução de perdas pelos mais diversos motivos;
  • Melhoria na organização e no controle da armazenagem;
  • Melhoria na segurança das operações dentro do armazém;
  • Maior velocidade na movimentação dos itens;
  • Descongestionamento na área de movimentação.

Conheça as formas de otimizar o espaço na indústria

As principais formas de otimizar o espaço na indústria podem ser utilizadas de acordo com o que a indústria precisa movimentar.

Para que se possa escolher a mais adequada, é essencial conhecer a demanda, levando em consideração as características dos itens necessários para a produção.

Sistema porta paletes

A utilização do sistema porta paletes é eficiente quando se precisa de maior organização. Os paletes são de fácil movimentação e permitem melhor separação dos itens armazenados.

O sistema porta paletes é mais usado em indústrias com maior variedade de produtos, pois se beneficiam da organização horizontal e verticalmente.

Uma estrutura porta paletes é de fácil montagem e desmontagem, oferecendo maior agilidade e podendo ser aplicada de algumas formas diferentes:

Estrutura porta paletes dinâmica

A estrutura dinâmica é montada com estantes para armazenamento de produtos já paletizados, em planos inclinados e com pistas de roletes para movimentar a carga através da ação da gravidade, utilizando o sistema FIFO de armazenagem.

Nesse caso, a movimentação dos itens é feita com controle de velocidade, oferecendo maior segurança nas operações e mais agilidade na organização do estoque.

Estrutura push-back

A estrutura push-back garante maior facilidade para a instalação de paletes em profundidade, em um sistema que é formado por estantes de armazenamento por acumulado, utilizado o sistema LIFO de gestão de estoque.

A carga tem seu movimento também através da gravidade, utilizando carrinhos ou roletes para facilitar as operações de entrada e saída dos itens, sendo ideal para otimizar o espaço quando há maior rotatividade e lotes pequenos de materiais.

Sistemas drive-in e drive-through

Os sistemas drive-in e drive-through oferecem maior capacidade de armazenamento por espaço cúbico, utilizando o sistema LIFO de gestão de estoque, possibilitando melhor organização, maior densidade de armazenamento, alta resistência e máximo aproveitamento do espaço.

Sistema mezanino

Entre as formas de otimizar o espaço na indústria, o sistema de armazenagem adotou os mezaninos. Isso permite a verticalização dos estoques e maior elevação, como um segundo andar ou galeria. Logo, possibilita a instalação de prateleiras e torna a armazenagem mais eficiente.

Sistema cantilever

A estrutura cantilever é desenvolvida para armazenar materiais com maior comprimento, largura, volume ou peso, além de formatos variáveis. A estrutura é bastante simples, oferecendo maior resistência e fácil adaptação ao armazém. Dessa forma, atinge seu principal objetivo: otimizar o espaço na indústria.

Esse tipo de estrutura é totalmente desmontável, trazendo praticidade para a colocação e retirada de itens armazenados.

Sistema de estantes

Quando a indústria utiliza itens menores e mais leves, o sistema de estantes é um dos mais adequados. Essa é uma forma simples, porém eficaz, de otimizar o espaço na indústria. Existem modelos diferentes de estantes utilizadas na armazenagem, podendo a indústria utilizar o mais adequado:

  • Flow-rack, estantes utilizadas para armazenar caixas, com prateleiras inclinadas que permitem o deslizamento dos materiais;
  • Carrossel, que possibilita o deslizamento das estantes na horizontal até o local de carregamento, trazendo mais agilidade ao processo. O carrossel dispensa a utilização de empilhadeiras, já que é utilizado para materiais mais leves;
  • Racks, que são estantes feitas de metal, possibilitando a verticalização na armazenagem, podendo organizar melhor o estoque e otimizar o espaço. O sistema pode ser utilizado para materiais mais pesados, já que oferece maior segurança.

O sistema logístico exige formas de otimizar o espaço na indústria para agregar valor ao produto ou ao serviço oferecido, fazendo com que o investimento na armazenagem se torne menor. Logo, permite que a empresa tenha mais agilidade e maior produtividade — consequentemente, traz impactos positivos na lucratividade.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×