Por que fazer a gestão de armazenagem no seu negócios?

Não há como obter sucesso no empreendimento sem uma gestão de armazenagem de qualidade.

Muito se tem falado a respeito das mudanças de comportamento dos consumidores, onde a área de logística tornou-se decisiva na escolha dos fornecedores.

Com a pandemia do Coronavírus e o crescimento das vendas online, quando milhões de pessoas passaram a fazer suas compras via televendas e lojas virtuais, a área de logística sofreu um impulso acima das previsões.

Essa tendência, prevista antes mesmo da pandemia, deverá continuar crescendo e cada vez mais as pessoas exigirão qualidade nos serviços de entrega e transporte de seus pedidos.

Para se ter ideia da nova realidade do comércio em todo o Brasil, segundo a ABCOMM, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 50 mil lojas virtuais foram criadas a cada mês durante a quarentena.

Esse número se deve à adesão de milhões de consumidores a esse modelo de compra, o que também trouxe mudanças efetivas na área de logística das empresas, pois, a forma de atendimento aos pedidos passou a ser diferenciada.

Diante dessa realidade, os consumidores que até então se dirigiam aàs lojas físicas para realizarem as suas compras, conheceram um novo entrave ou diferencial nesse processo: os serviços de entrega dos produtos adquiridos.

Por trás desse processo, existe toda uma logística que precisou ser adaptada e preparada para atender a nova demanda, onde a gestão de armazenagem ganhou espaço e é fundamental para o alcance dos resultados das empresas.

Nesse post vamos tratar desse assunto e das etapas que fazem parte desse processo. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como fazer gestão de armazenagem?

Para realizar uma boa gestão de armazenagem é necessária a adoção de ferramentas que possam contribuir para o dia a dia da operação.

A capacitação da equipe logística é fundamental para se obter sucesso, onde todos os envolvidos saibam exatamente como proceder diante das diversas situações que ocorrem no cotidiano de um depósito.

A utilização de um bom sistema de gestão, integrando todas as áreas envolvidas no processo, é outro fator determinante no sucesso da operação, porém, também é necessário que equipamentos, como leitores de código de barras, sejam utilizados para facilitar e agilizar contagens e inventários de estoques.

O desenho do layout do armazém e a implantação de estruturas de armazenagem personalizadas são essenciais para garantir qualidade nas diversas etapas da logística, possibilitando que os clientes recebam aquilo que pediram com:

  • qualidade,
  • agilidade,
  • precisão.

Quais os benefícios?

Toda essa movimentação traz benefícios à operação, pois, uma das maiores queixas dos consumidores diz respeito aos problemas nas entregas das mercadorias, quando os produtos não conferem e os atrasos são constantes.

Segundo o Procom-SP, no ano de 2020 foram realizadas 301 mil reclamações apenas no estado de São Paulo envolvendo problemas com compras realizadas através de e-commerces.

Grande parte desses problemas envolve atrasos e não entregas de produtos, ou seja, muitas empresas não possuem qualquer tipo de gestão de armazenagem para atender a demanda criada pelo mercado.

A adoção de técnicas e modelos que otimizem os processos logísticos colocam em destaque as empresas que cumprem com o que prometem, ganhando espaço no mercado e credibilidade junto aos consumidores.

Para isso, é fundamental que uma retaguarda de qualidade esteja implementada, onde seja possível contar e adotar ferramentas e estruturas adequadas.

Quais as etapas dessa gestão?

Podemos dividir a gestão de armazenagem em cinco etapas, que precisam funcionar e estar integradas para que os resultados ocorram da maneira desejada. São elas:

Recebimento

O recebimento de mercadorias consiste em organizar as entregas dos produtos nos depósitos. Para isso, é preciso:

  • estabelecer datas e horários para as entregas,
  • preparar o ambiente para o recebimento dos produtos,
  • eleger os locais adequados para cada tipo de mercadoria,
  • priorizar os melhores espaços para os materiais que possuem maior giro.

Conferência

Ainda durante o processo de recebimento, é imprescindível que um bom sistema de conferência esteja implantado, onde é necessário:

  • verificar se os produtos entregues conferem com os apresentados na nota fiscal,
  • comparar os dados da nota fiscal com o pedido de compras,
  • avaliar se as mercadorias estão em condições adequadas para consumo,
  • verificar as datas de vencimento dos produtos entregues (se for o caso).

Identificação

Após a aprovação dos produtos que deram entrada no depósito, é fundamental que eles sejam identificados e armazenados adequadamente, atendendo às especificidades e recomendações dos fornecedores. 

Além disso, é indispensável que um controle de endereçamento seja providenciado, facilitando a localização e movimentação de mercadorias quando necessário.

Armazenagem

A armazenagem precisa contar com estruturas adequadas que possam ser desmontadas e remontadas nos ambientes para agilizar e garantir qualidade durante o período de guarda desses materiais.

Essa etapa deve ser implementada rapidamente, já que qualquer depósito pode facilmente sofrer manutenção para estocagem e movimentação dos produtos. 

Portanto, é fundamental ter qualidade nas:

Expedição

Por último, a expedição precisa funcionar em toda a sua etapa, envolvendo a separação dos produtos.

É aqui onde a maior parte dos erros acontece, na movimentação e transporte para os destinatários.

Para evitar isso, é fundamental que estruturas possibilitem conforto e organização aos profissionais envolvidos no processo, além de equipamentos que possam confirmar os materiais que estão sendo separados com os pedidos atendidos.

Além disso, carrinhos adequados para a movimentação dessas mercadorias facilitam a operação, ganhando em agilidade e garantindo qualidade e segurança nos processos.

Como se observa, fazer a gestão de armazenagem exige cuidados e atenção nas suas diversas etapas.

Para que sua empresa conte com o que existe de melhor em estruturas de armazenamento, conheça os produtos da Fabrimetal, uma empresa que há 20 anos atende clientes em todo o Brasil, oferecendo soluções sob medida e de acordo com as necessidades do seu negócio.

Acesse nosso site e conheça detalhes da nossa operação e as possibilidades que oferecemos ao seu empreendimento!

×