Projetos de armazenagem industrial: dicas para otimizar à sua realidade

Bons projetos de armazenagem industrial são aqueles que possibilitam a otimização do ambiente, considerando a realidade dos processos fabris.

Isso significa adaptar as estruturas de armazenamento às condições do chão de fábrica, o que, na maioria das vezes, é um processo bastante complicado em função das limitações apresentadas.

Cada empresa possui uma maneira de trabalhar e métodos específicos, que precisam atender a estrutura e os processos industriais, além disso, existem as limitações físicas de alguns ambientes, que também interferem em um bom planejamento.

Como desenvolver projetos de armazenagem industrial que atendam as necessidades, possibilitando agilidade, produtividade, facilidade e fluidez dos materiais?

Neste post, apresentaremos dicas importantes. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Dicas para projetos de armazenagem industrial

Desenvolver projetos de armazenagem industrial exige criatividade e atenção a detalhes, fundamentais para se obter sucesso. Para isso, você precisará:

Conhecer as características dos materiais

O primeiro passo para o desenvolvimento de projetos de armazenagem industrial está em conhecer as características dos materiais, ou seja:

  • como chegam e se possuem embalagens,
  • se os produtos finais necessitam de algum processo extra,
  • a dimensão, volume e peso dos itens,
  • condições ambientais que precisam ser oferecidas.

A partir dessas informações, sabe-se quais as necessidades de armazenagem que precisam estar disponíveis para otimizar e agilizar os processos, além disso, diminuem-se as perdas e os custos operacionais.

Adequar o sistema de armazenagem

A partir do levantamento das necessidades, baseado nas características dos materiais, deve-se adequar o sistema de armazenagem para que os processos sejam facilitados e a movimentação possa acontecer com fluidez.

Os projetos de armazenagem industrial devem contar com soluções que apresentam:

  • mobilidade,
  • possibilidades de mudanças no layout,
  • qualidade,
  • durabilidade,
  • adaptação conforme os produtos a serem estocados.

Essas soluções de armazenamento precisam considerar a rotatividade de mercadorias, pois aquelas que possuem menor fluxo podem utilizar o sistema de porta paletes, possibilitando a verticalização dos estoques.

É fundamental nos casos de alimentos e produtos que possuam validade, a utilização de soluções de fácil acesso e com possibilidade de movimentação.

Para itens longos e de larguras variáveis, a solução cantilever é a melhor opção, permitindo que a estrutura de armazenamento sofra mudanças segundo as medidas dos materiais.

Identificação dos materiais armazenados

A identificação dos produtos armazenados nas estantes é fundamental para a organização do ambiente.

Portanto, é essencial que o sistema de gestão de sua empresa apresente, além das quantidades armazenadas, o local onde esses itens estão localizados, endereçando a estante e a prateleira.

Separá-los por categorias também é uma maneira de organizar os estoques, por isso vale uma análise a respeito e o desenvolvimento de um estudo e método, que apresente alternativas para atender essa demanda.

Manutenção dos estoques

Outro ponto a ser analisado e incluído nos projetos de armazenagem industrial, diz respeito a manutenção dos estoques.

O primeiro passo está na realização periódica de inventários, que possam garantir fidelidade aos dados apresentados pelos sistemas de gestão.

Grandes problemas são gerados quando os dados apresentados pelos sistemas não batem com os números reais armazenados nos depósitos, gerando um clima de intranquilidade e abrindo espaços para fraudes e furtos.

Além disso, é fundamental a verificação do ferramental utilizado para o armazenamento dos materiais, verificando se as estruturas estão em boas condições, evitando acidentes e problemas, que podem ser solucionados com antecedência.

Contar com produtos de alta qualidade para o armazenamento de mercadorias evita aborrecimentos e garante a integridade dos itens estocados.

Rever os processos de armazenagem

Ocasionalmente deve-se avaliar se os processos de armazenagem ainda continuam funcionais, visto que mudanças podem ter ocorrido nas linhas de produção ou na comercialização dos produtos, exigindo mudanças na logística, que podem colaborar para a melhoria da qualidade dos serviços internos.

Os projetos de armazenagem industrial fazem parte de um ciclo que não termina, pois, as tecnologias, métodos e modernização dos processos, fazem com que atividades e formatos que funcionavam bem até pouco tempo, tenham a necessidade de uma adequação para que os objetivos sejam atingidos.

Portanto, a gestão de logística precisa ser dinâmica, tal qual é o próprio setor.

Reformular o layout do armazém, modificar as estantes, prateleiras, racks e estruturas fazem parte do dia a dia das operações.

Para isso, é necessário contar com equipamentos logísticos que possibilitem alterações e sejam facilmente desmontáveis e readaptados às novas condições.

Como estar pronto para mudanças?

A melhor maneira para que sua indústria esteja pronta para mudanças na área de armazenamento é contar com fornecedores de estruturas logísticas, que ofereçam produtos que possuam a capacidade de se adaptarem às novas necessidades.

Quando sua empresa faz a opção por produtos para armazenagem da Fabrimetal, tem a certeza que está adquirindo qualidade, durabilidade e mais do que isso, produtos que atendem as mais diversas possibilidades de formatos de estoques.

As estruturas fabricadas pela Fabrimetal são passíveis de mudanças, exigindo pouco esforço e possibilitando os mais diversos formatos.

Se a sua empresa encontra dificuldades em estruturar na área de armazenagem, considere reavaliar e buscar por projetos específicos, que atendam sob medida às necessidades da sua operação.

Agora que você já conhece mais a respeito dos projetos de armazenagem industrial, contate a Fabrimetal e conheça nossas soluções e possibilidades para atender exatamente às especificações necessárias para a sua realidade!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×