Quem trabalha com armazenagem sabe que há diversos tipos de estruturas a serem implementadas. Uma das mais famosas é o sistema cantilever, conhecido por ter uma composição relativamente simples, porém de grande eficácia. 

Neste artigo, iremos explorar os benefícios do sistema cantilever para o seu negócio — vamos nos aprofundar sobre seu funcionamento e como esse tipo de armazenagem beneficia os produtos estocados.  Boa leitura!

 

O que é o sistema cantilever?

Antes de tudo, precisamos entender o que é e para que serve o sistema cantilever. Ele costuma ser mais utilizado em armazéns que lidam com grandes produtos longos ou de largura variável, como tubos de plástico e perfis estruturais. 

Como falamos anteriormente, sua estrutura é bem simples, com os seguintes componentes: 

  • base: podem conter estruturas unitárias ou até mesmo duplas, que não têm a necessidade de serem fixadas nas paredes ou pilares do armazém. Porém, podem ser reguladas junto às paredes dessas estruturas que compõem os pavilhões;
  • consolas: é o nome que se dá à parte que envolve os braços de sustentação do cantilever. Na maior parte do tempo, são formadas por tubos retangulares fixados nas bases com parafusos.
  • vigas: também conhecidas como “braços”, são acopladas às consolas e usadas para o armazenamento de materiais. 
  • detentor: não é essencial para a estrutura, mas minimiza os riscos de deslizamento dos produtos. 

Mesmo assim, não se deixe enganar pelo velho mito do simples ser ineficiente. O sistema cantilever possui alta resistência, com componentes que garantem sua sustentação e funcionamento.

Outro ponto de destaque é a propriedade autoportante do Cantilever. Ou seja, ele não precisa necessariamente estar apoiado em pilares ou nas paredes — ao contrário de outros sistemas, como o porta-paletes. Isso facilita o manuseio dos materiais estocados. 

 

Quais são os benefícios do sistema cantilever?

Depois de entender como o sistema cantilever funciona, podemos prosseguir para as vantagens que esse tipo de armazenagem traz para o seu negócio. Sem dúvidas, a principal é que a estrutura não apresenta necessidade de fixação em pilares ou paredes. Dessa forma, como vimos anteriormente, o armazém fica otimizado para maior variedade de itens.

Confira os outros benefícios do sistema cantilever: 

 

Praticidade

O que atrai muitos gestores para este tipo de solução é a sua praticidade. O sistema cantilever ajuda na gestão de armazenagem e frequentemente é utilizada para guardar itens de maior comprimento. 

Entre eles temos:

  • barras de ferro;
  • tábuas de madeira;
  • canos de PVC.

A distância entre as colunas deve ser determinada pelo peso dos itens armazenados, e esses cálculos precisam ser feitos durante o projeto por uma empresa especializada. Assim, a estrutura pode sustentar a carga de forma uniforme e prática, reduzindo as chances de deformações ou defeitos. 

O sistema também contém estruturas em consola, apresentando maior praticidade na guarda de volumes. Isto, por sua vez, mantém a integridade dos itens e oferece maior segurança aos operadores.

 

Facilidade de operação

Como vimos anteriormente, as estruturas do sistema cantilever são bastante flexíveis e descomplicadas. É uma estrutura fácil de ser operada, sem a necessidade de equipamentos especiais. 

A instalação das conexões entre componentes é feita através de encaixe, de parafusos ou buchas metálicas. Sem ter que usar a solda, toda a operação fica bem mais fácil e intuitiva para aqueles que trabalham no armazém.

 

Possibilidade de adaptação

Outra vantagem do sistema cantilever é que ele consegue atender todas as necessidades de armazenamento de qualquer tipo de empresa. Assim, são capazes de suportar cargas de maiores pesos e dimensões.

Além de ser totalmente adaptável às necessidades do cliente, o sistema cantilever proporciona um total aproveitamento de espaço. O limite de comprimento é definido conforme a área disponível e, por isso, o sistema cantilever consegue armazenar materiais longos.

Com a utilização de empilhadeiras especiais é possível atingir uma alta seletividade de armazenamento, o que contribui para a organização e produtividade do negócio.

 

Instalação segura

De modo geral, o sistema cantilever oferece uma instalação segura dentro das fábricas e armazéns. No entanto, é necessário observar fatores como as condições de piso e nivelamento, a necessidade de movimentação de itens e o fluxo de transporte no armazém e o peso e tamanho dos materiais que serão guardados. 

As estruturas cantilever são um método com instalação segura e durável para qualquer tipo de armazém. Porém, para que ofereça todas as vantagens, é necessário elaborar um projeto específico para que os objetivos de armazenagem sejam atendidos.

A Fabrimetal está no mercado desde 2001 e é especializada em criar soluções personalizadas para vários segmentos, elaborando projetos alinhados com a necessidade de cada cliente. 

 

Quer saber mais sobre o sistema cantilever? Então clique aqui para conferir o post que fizemos com os 4 produtos que podem ser armazenados neste tipo de sistema. Você também vai encontrar dicas de como estocá-los para minimizar danos, então corra para ler.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×