O sistema de armazenagem flow rack é utilizado para armazenamento manual de caixas, geralmente de plástico, em conjunto com linhas de transportadores, servindo para produtos que serão embalados para expedição posterior.

No sistema de armazenagem flow rack a montagem é feita por pistas com rodízios plásticos inclinados, onde são colocadas as caixas em sequência, sendo expedidas por um lado e recebidas pelo outro, trabalhando no sistema FIFO, ou First In, First Out (primeiro que entra, primeiro que sai), saindo para caixas de embalagens nas linhas dos transportadores.

O sistema de armazenagem flow rack é dinâmico, ideal para a rotação de pequenos volumes de maneira automática, sendo o mais adequado para seleção e controle de estoques e para produtos fracionados.

Facilitando o deslocamento dos produtos armazenados, o sistema de armazenagem flow rack utiliza a ação da gravidade, possibilitando facilmente a reposição e o manuseio dos produtos, utilizando-se como estrutura para sua sustentação os módulos de porta paletes ou de estruturas em cantoneira.

Funcionamento do sistema de armazenagem flow rack

Os planos de carregamento do sistema de armazenagem flow rack são montados em trilhos de alumínio estrudado, com rodízios de polipropileno, sustentados por eixos de aço galvanizado, possuindo regulagem em espaços de mesmo tamanho e apoiados sobre um quadro construído em chapa de aço estrutural, sempre de acordo com a carga que irá suportar.

No sistema de armazenagem flow rack, as pistas de rodízio são feitas através de pentes, com regulagem variável, atendendo a configuração dos planos do projeto, possibilitando, desta maneira, acesso rápido e rotas curtas, o que favorece os processos de utilização do material, tornando o trabalho mais eficiente.

A principal vantagem do sistema de armazenagem flow rack é a organização dos produtos armazenados, tornando mais fácil sua localização e utilização. Através do flow rack, o giro dos produtos se torna automatizado, num conceito simples e efetivo.

O produto, no sistema de armazenagem flow rack, é armazenado na parte traseira da estrutura, movendo-se na direção do picking na parte frontal da prateleira, levemente inclinada, onde estão montados os trilhos com roletes. Assim que uma caixa é removida da estação de picking, a próxima caixa, pela gravidade, desce até a parte frontal.

Desta maneira, o sistema de armazenagem flow rack mantém as caixas de produtos sempre ao alcance, tornando o inventário mais rápido e prático, possibilitando monitoramento e controle, uma vez que os produtos estão visíveis o tempo todo.

Com o sistema de armazenagem flow rack, a reposição e o picking oferecem aumento de eficiência, gerando economia de mão de obra. Como as esteiras são alimentadas por um lado e retiradas pelo outro, as funções são realizadas sem qualquer interferência e com o mínimo de deslocamento do pessoal.

Com o sistema de armazenagem flow rack evita-se esforços desnecessários, gerando maior produtividade. Embora o sistema de estocagem estático, através de porta paletes, por exemplo, possui um custo de instalação menos oneroso, ao longo do tempo o sistema de armazenagem flow rack possibilita economia suficiente para a cobertura do seu custo.

Fornecimento para produção e montagem no sistema de armazenagem flow rack

O sistema de armazenagem flow rack oferece a possibilidade de fornecimento de material de forma pontual nas linhas de montagem, mostrando-se mais preciso e, principalmente, ergonomicamente dentro das especificações, eliminando interrupções do processo de produção, reduzindo as falhas no sistema.

Os produtos e matérias primas são colocados diretamente ao lado da linha de montagem, movimentando as peças que os trabalhadores precisam para os produtos finais e as prateleiras permanecem disponíveis em diferentes comprimentos e profundidades, com alta capacidade de carga.

Materiais de distribuição no sistema de armazenagem flow rack

No sistema de armazenagem flow rack é possível gerar mais eficiência para a distribuição. Utilizando as estantes e as esteiras é possível ordenar a escolha direta de pacotes, caixas ou sacos de armazenamento, encurtando as rotas e tornando o trabalho mais rápido, reduzindo a carga sobre as pessoas que atuam no processo, ao mesmo tempo que aceleram as atividades.

As prateleiras são carregadas por trás, não gerando interferência entre a alimentação e a separação dos pedidos, minimizando as interrupções do processo.

×