Qual é o sistema de armazenagem mais adequado pra você?

Muitos empreendedores possuem dúvidas a respeito do sistema de armazenagem mais adequado para suas empresas.

A resposta para essa dúvida está em saber com quais produtos seu empreendimento trabalha e quais as necessidades da sua área de logística.

Existem diversas soluções que podem atender as necessidades do seu negócio.

O ideal é buscar junto a especialistas a melhor solução para a realidade da sua empresa, não esquecendo de avaliar as necessidades futuras e se prevenir com relação ao aumento de demanda e novas necessidades.

Neste post, apresentaremos opções para você definir o sistema de armazenagem mais adequado para o seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é sistema de armazenagem?

Sistema de armazenagem é o conjunto de equipamentos utilizados para estocar materiais, como, por exemplo:

  • matéria-prima,
  • insumos,
  • produtos finais.

A escolha correta é fundamental para o sucesso de uma operação logística, pois os sistemas são desenvolvidos para atender as necessidades específicas e a realidade do segmento em que sua empresa trabalha.

Também precisa ser considerado o fluxo das mercadorias e as estratégias que sua empresa adota para a movimentação e transporte dos materiais.

O momento é propício para se reorganizar ou rever o modelo adotado por sua empresa, pois, conforme dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), os empresários vêm desde abril de 2021 trabalhando com um nível de estoque efetivo próximo do planejado.

Após chegar a um nível crítico em setembro e outubro de 2020, permanecendo até março deste ano, espera-se agora uma retomada do mercado, onde os números positivos começam a surgir.

Qual o sistema de armazenagem mais adequado para sua empresa?

Vamos avaliar as opções de sistema de armazenagem mais adequadas para você e sua empresa, considerando as soluções mais utilizadas no mercado brasileiro:

Sistema WMS

O WMS, Warehouse Management System, que traduzido significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um software de gestão.

Não se assuste, sabemos que não se trata de um sistema de equipamentos para o armazenamento de materiais, no entanto, precisa fazer parte dessa lista, pois sua aceitação em todo o mundo é imensa.

Esse sistema propicia a automatização dos processos na área logística, oferecendo:

  • otimização do espaço disponível,
  • controle das movimentações,
  • controle de reposição,
  • gestão de inventário.

É um método inteligente, que além do controle, colabora efetivamente no planejamento e tomada de decisões.

Armazenagem carrossel

Dando foco aos equipamentos que colaboram com a área logística, o sistema carrossel permite o deslizamento de estantes horizontalmente, onde os produtos são coletados, separados e transportados até o local de embarque.

Esse sistema dispensa o uso de empilhadeiras e outros equipamentos logísticos, pois as estantes se movimentam conforme o comando do operador.

Flow rack

O flow rack é uma estrutura de metal, onde as prateleiras são inclinadas facilitando o deslizamento das caixas.

Normalmente, é usado no armazenamento de itens leves e pequenos, onde a movimentação é realizada manualmente. 

Bastante utilizada pelas empresas que trabalham com a metodologia first in first out (FIFO), é um grande facilitador nos processos que exijam rapidez e alto fluxo de movimentação.

Mezanino

O sistema mezanino é uma solução vertical, onde os locais do depósito são ampliados, utilizando todo o espaço existente do solo ao teto da edificação.

Esse formato evita que a empresa tenha que buscar por lugares maiores para a estocagem, otimizando os espaços existentes. Pode-se dizer que é um segundo andar dos estoques.

Porta-paletes

As estruturas porta-paletes são fabricadas em aço e suportam grandes quantidades de mercadorias e itens mais pesados.

Construídas para receber paletes, são uma excelente opção para empresas que trabalham com grandes volumes e utilizam empilhadeiras nos processos de movimentação.

Racks

Os racks colaboram para a otimização de espaços nos depósitos, pois não precisam de corredores para serem instalados e podem ser utilizados como um sistema de armazenagem blocado, onde os materiais são colocados um sobre o outro.

O grande diferencial dos racks é a versatilidade que possibilita aos armazéns, já que são fáceis de serem manuseados e remontados conforme as necessidades da empresa.

Cantilever

Por último, e muito utilizado como sistema de armazenagem, porém mais adequado para empresas que trabalham com itens longos ou de largura variável, está o sistema cantilever.

Totalmente adaptável a necessidade de armazenamento, esse sistema proporciona um completo aproveitamento dos espaços.

Os limites de comprimentos de sua estrutura são definidos segundo a necessidade de cada empresa, útil no armazenamento de:

  • perfis,
  • barras,
  • tubos,
  • fardos de grandes dimensões.

Como se observa, são sistemas e soluções para diversos tipos de materiais, atendendo as mais variadas necessidades. Cada qual com características próprias, auxiliando o mercado com eficiência. 

No entanto, vale a pena avaliar criteriosamente os fornecedores desses equipamentos, pois a qualidade é fundamental para alcançar os objetivos logísticos.

Se você busca por soluções de equipamentos para o seu depósito, conheça a Fabrimetal, uma empresa especializada no assunto, que desenvolve sob medida a melhor solução para o seu empreendimento. 

Agora que você tem uma boa visão sobre o sistema de armazenagem mais adequado para sua empresa, acesse nosso site e conheça nossos produtos e estrutura!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×