Com tantas opções disponíveis, como identificar os sistemas de armazenagem mais eficientes? A resposta é simples: depende do seu negócio. A melhor alternativa é aquela que traz mais agilidade e produtividade na operação. 

No entanto, existem algumas formas de identificar a melhor opção. Primeiro, é preciso conhecer quais são os sistemas de armazenagem mais eficientes. Depois, com esse conhecimento, o mais indicado é que o gestor avalie o espaço físico e decida qual das opções combina com a estrutura do negócio.

Conheça os sistemas de armazenagem mais eficientes

Antes de tomar uma decisão, o gestor precisa conhecer as melhores opções disponíveis no mercado. A seguir, você verá alguns dos sistemas de armazenagem mais eficientes. Confira!

Sistema Carrossel

Eles são formados por um conjunto de estantes que se deslocam de forma horizontal até os postos de trabalho. 

Entre seus principais benefícios está sua versatilidade. Por permitir o armazenamento de diversos produtos, como caixas, pneus e rolos, este sistema é utilizado nos mais variados ramos e segmentos. Além disso, não precisa de muita superfície disponível para a instalação. Logo, dispensa o uso de empilhadeiras, escadas e outros tipos de aparelhos auxiliares. 

Sistema do tipo cantilever

Entre os sistemas de armazenagem mais eficientes, esse também é conhecido como “estruturas em consola”. São bastante utilizados na armazenagem de cargas longas e volumosas, e chamam atenção pela simplicidade de seus componentes. 

Suas estruturas podem ser construídas de duas formas: 

  • Bases: podem ser simples ou duplas. Geralmente as simples são acondicionadas junto às paredes, permitindo o acesso a apenas um dos lados dos materiais armazenados. Já as duplas, permitem o acesso aos dois lados dos materiais armazenados. Ambos os tipos de bases são fixados ao pavimento através de buchas metálicas;
  • Consolas: as consolas são constituídas, em grande parte, por tubos retangulares, fixados nas bases com parafusos.

Sistema de armazenagem porta paletes 

O sistema porta paletes pode ser usado para a verticalização do espaço de armazenamento. Costuma ser usado para suportar itens mais pesados, sendo um sistema que exige a utilização de empilhadeiras para chegar às estruturas superiores.

O porta paletes é um dos sistemas de armazenagem mais eficientes, pois permite que as empresas localizem rapidamente os materiais. Assim, elas podem mover e direcionar esses insumos sem precisar movimentar outras cargas.

Sistema de armazenagem flow rack

A estrutura para o sistema flow rack costuma ser de metal, com as prateleiras dispostas de forma inclinada para deslizar as caixas com mercadorias. É o sistema mais indicado para itens leves e pequenos.

Sua principal vantagem é permitir rápida reposição, uma vez que pode conter mais de uma caixa por unidade, devendo ser utilizada a caixa traseira sempre que a dianteira estiver vazia.

Como escolher sistemas de armazenagem mais eficientes

Agora que você já conhece os sistemas de armazenagem mais eficientes, é hora de saber como identificar o mais indicado para a sua empresa.

Lembre-se do objetivo principal: otimizar os recursos da operação. O sistema mais indicado é aquele que oferece maiores vantagens para o empreendimento, como aproveitamento de espaço e organização do estoque. 

O lado positivo é que não é preciso escolher apenas um. Pelo contrário, pois na maioria dos casos é indicado a junção de duas ou mais opções entre os sistemas de armazenagem mais eficientes

Antes de tomar qualquer decisão, converse com um especialista no assunto. A Fabrimetal Sistemas para a Armazenagem, por exemplo, conta com um time de profissionais qualificados em sua área de atuação. Eles estão focados em oferecer a melhor solução para sua empresa e são especializados em criar alternativas personalizadas de acordo com as suas necessidades. 

Quer saber como a Fabrimetal pode ajudar a sua empresa? Então clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×