A logística é responsável por todas as atividades de movimentação e armazenagem da empresa. Por ter um papel tão crucial, facilitando o fluxo de bens ou serviços, é preciso pensar em estratégias que garantam a agilidade dos sistemas de armazenagem logística

Afinal, assegurar um processo completo de venda no menor tempo possível é o grande objetivo das companhias. Com tanta concorrência no mercado, essa é uma das formas mais eficazes de fidelizar o cliente e aumentar seu nível competitivo. 

No entanto, este não é um processo fácil. Com tantos métodos e soluções, como saber qual é o mais indicado para a realidade da sua empresa? 

Foi pensando nesses desafios que a Fabrimetal reuniu algumas dicas de como garantir a agilidade nos sistemas de armazenagem logística. Assim, você aumenta a produtividade das suas equipes e aprimora o desempenho da empresa. Confira a seguir!

Melhor aproveitamento do espaço

O primeiro passo para melhorar os sistemas de armazenagem logística é garantir que os equipamentos estão sendo bem utilizados. Assim, é possível fazer uma gestão eficiente do espaço, provocando melhoria na produtividade e no atendimento ao cliente. 

Quando as equipes sabem onde cada produto está, elas ficam mais ágeis na hora de realizar suas tarefas. Logo, as empresas devem pensar como usar os sistemas de armazenagem logística da melhor forma possível, gerando: 

  • Melhoria nas condições de conservação do produto;
  • Redução dos custos de estocagem;
  • Diminuição nas perdas e avarias dos produtos. 

Atualmente, existem diversos tipos de armazenagens disponíveis. Porta paletes, racks metálicos, prateleiras industriais… Se o gestor não sabe qual dessas soluções é a mais indicada, o recomendado é conversar com uma empresa especializada no setor.

A Fabrimetal, por exemplo, tem equipes focadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes para armazéns logísticos. Cada cliente pode ter sua própria solução personalizada, com projetos que atendem perfeitamente suas necessidades.

Cuidados com o inventário

Não é só o espaço físico que deve ganhar atenção: questões como o controle do inventário fazem toda a diferença na agilidade dos sistemas de armazenagem logística. Essa é a única maneira de ter uma visão geral do que acontece em todas as etapas da operação. 

Manter um inventário atualizado traz uma série de benefícios, sendo que o principal é evitar desperdícios em diversos níveis da empresa. Isso pode ser mensurado tanto financeiramente (realocação de investimento) quanto na questão física. 

Saiba que ter um controle eficiente do inventário permite que os gestores consigam identificar erros precocemente. Por exemplo: taxas elevadas de avaria, pedidos errados e organização prejudicial dos bens. Isso tudo acaba afetando a agilidade dos sistemas de armazenagem logística

Logo, é importante ter um bom sistema de inventário para que todos os processos ocorram sem maiores erros e com mais rapidez.

Uso da tecnologia

Já não temos como negar o impacto da tecnologia nos sistemas de armazenagem logística. Empresas do mundo inteiro usam boa parte dos seus lucros como investimento nesse setor, pois entendem que esse é o melhor modo de aumentar seu diferencial competitivo. 

O consumidor está cada vez mais crítico. Ele quer produtos e serviços de qualidade, com excelente atendimento e resolução rápida de possíveis problemas. Tudo isso requer muita organização, agilidade e o uso de tecnologias para que todas as etapas da manufatura sigam os protocolos de qualidade. 

Uma forma de garantir a agilidade é através do gerenciamento da operação. A maioria das empresas já usa o Warehouse Management System (WMS) como ponto central de todas as informações referentes à armazenagem. Com esses dados organizados e concentrados, os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas. 

Mapeamento dos processos

Esse é um erro muito comum dos gestores: querer resolver problemas sem saber sua verdadeira causa. Quando falamos em agilidade nos sistemas de armazenagem logística, entender as falhas é essencial para montar um plano de ação eficaz.

Dessa forma, o primeiro passo é mapear todas as etapas do processo operacional. Assim, é possível identificar o que precisa ser melhorado — talvez você necessite de novas soluções de armazenagem ou, quem sabe, é necessário reorganizar o layout do seu armazém.

Um fluxo bem estabelecido permite que os gestores vejam com facilidade qualquer problema, pois este vai se sobressair. 

 Com essas dicas, você eleva os sistemas de armazenagem logística da sua empresa. Conte com a Fabrimetal neste processo: a empresa atua no mercado desde 2001 e atende todo o território nacional com equipamentos de armazenagem com perfeita eficiência.

Clique aqui para entrar em contato com a Fabrimetal.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×