Os sistemas de armazenagem verticais são atualmente a melhor forma de organização em indústrias de variados setores como, por exemplo, o setor moveleiro e o setor metalúrgico.

Antes de iniciarmos, é importante salientar que a verticalização dos armazéns é tendência nas indústrias. Isso vem ocorrendo porque a paletização verticalizada permite um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, pois os produtos são armazenados em prateleiras, que ficam uma em cima das outras, fazendo com que não se ocupe muito espaço nas fábricas. Há inclusive, teorias futuristas que falam em verticalizar o trânsito como forma de amenizar os problemas de congestionamentos em grandes centros urbanos, assim como foram verticalizadas as prateleiras industriais, mas esse assunto é para outro momento.

A primeira etapa do uso desse tipo de equipamento na indústria é o processo de carregamento por pallets: os paletes são depositados por equipamentos que fazem sua movimentação sobre a esteira de entrada nos sistemas e, em seguida, são acomodados nas prateleiras. Em seguida, os pallets são deslocados para o interior da estrutura e as cargas podem ser depositadas, incluive, em endereços já definidos no sistema WMS.

Quando é chegado o momento de descarregar os pallets, o procedimento funciona da seguinte forma: Uma plataforma vazia das prateleiras móveis é programada para recolher os blocos desejados, que ficam armazenados no interior das estruturas. Isso reduz a possibilidade de erros e elimina o retrabalho e tempo perdido por parte dos operadores que realizam essa tarefa. Em seguida, os produtos escolhidos são deslocados até a plataforma de descarga, onde seguem até o destino desejado.

Há também a possibilidade de realizar a busca de um produto específico nas prateleiras, isso é feito com as prateleiras auxiliares que movimentam os demais produtos, até que o solicitado seja encontrado e locomovido até o local de destino.

De forma resumida, o cronograma do funcionamento dos sistemas de armazenagem verticais na indústria funciona da seguinte forma: os produtos são descarregados no armazém e seguem para o setor de transferência, onde os profissionais fazem o encaminhamento para o setor de empacotamento ou de embalagem, após os produtos são catalogados e ficam no armazém o tempo que for necessário. Quando for preciso encontrar um produto específico, o profissional faz uma busca no sistema e sabe em que local encontra-se o objeto desejado.

Vemos assim que os sistemas de armazenagem verticais são uma solução para a indústria que vê na falta de espaço um dos seus principais problemas na atualidade. É por esse motivo e por outras diversas vantagens, que esse tipo de sistema de armazenagem é cada vez mais utilizado nas empresas contemporâneas.

×