Soluções de armazenamento: você conhece todas?

Existem diversas soluções de armazenamento para os mais variados produtos, conforme a estratégia logística adotada pelas empresas.

Cada vez mais os consumidores exigem qualidade, diversidade e opções de produtos, conduzindo as empresas a oferecerem soluções para todos os gostos.

Isso implica em grandes estoques de mercadorias e na habilidade e competência de saber trabalhar com toda essa variedade de situações, próprias da área de logística em qualquer organização.

Um dos pontos que exige extrema atenção, essencial para o sucesso da operação, está na armazenagem destes materiais, onde cuidados precisam ser tomados para evitar prejuízos.

Neste post, apresentaremos as soluções de armazenamento. Continue lendo e conheça detalhes desse importante assunto da área logística!

O mercado consumidor

Seja na compra de um produto ou na espera do recebimento, o mercado consumidor não tem paciência para esperar alguns dias.

O imediatismo faz parte do processo comercial e quando o cliente não encontra aquilo que deseja, ele busca outra opção a distância de um click do seu mouse ou então na loja ao lado, que parece oferecer a facilidade desejada.

Na edição de 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, realizada pela PwC, uma das maiores consultorias do mundo, dados interessantes com relação aos consumidores brasileiros foram apresentados:

  • 49% apontam a entrega rápida como atributo mais importante para definir a compra,
  • 36% apontam a disponibilidade dos produtos em estoque como o mais importante.

Somando esses números, conclui-se que 85% dos consumidores brasileiros possuem uma alta expectativa com relação à área de logística para concluírem suas compras.

A área de logística e as soluções de armazenamento

Como se observa, a área de logística ganhou muita força nos processos de vendas, onde as empresas precisam estar preparadas para suportar as demandas e atender com qualidade os clientes.

Para isso, é fundamental que a estrutura de armazenagem possibilite organização, agilidade e esteja pronta para atender às mais diversas solicitações.

O êxito nesse processo está diretamente relacionado às soluções adotadas para o armazenamento dos materiais, podendo ser utilizadas as seguintes estruturas:

Silos

Silos são reservatórios no formato cilíndrico utilizados para guardar grãos de uma colheita, normalmente sem serem ensacados.

Os silos são encontrados nas fazendas, portos e empresas cerealistas, e oferecem vantagens para a estocagem dos grãos, tais como:

  • assegurar a qualidade dos produtos armazenados,
  • facilidade para encher e esvaziar,
  • armazenamento vertical ocupando menos espaço.

Tanques

Os tanques, também conhecidos como reservatórios, são recipientes que armazenam fluidos e possuem tamanhos variados de 2 a 60 metros de diâmetro, dependendo dos objetivos e de sua utilização.

São indicados para armazenar líquidos e gases, tais como:

  • líquidos orgânicos e não orgânicos,
  • vapores,
  • produtos finais,
  • resíduos.

Prateleiras industriais

As prateleiras industriais podem ser desmontadas e utilizadas para a armazenagem de qualquer tipo de produto.

Entre as soluções de armazenamento é uma das mais versáteis para um depósito, pois, além do fácil manuseio, pode ser montada com a altura e a quantidade de prateleiras necessárias para a realidade da sua empresa.

São indicadas para:

  • armazenagem de produtos avulsos,
  • pequenos itens utilizados em almoxarifados e autopeças,
  • separação e montagem de pedidos em múltiplos níveis.

Porta-paletes

Os porta-paletes são utilizados para a verticalização dos estoques, ampliando os espaços e a capacidade de armazenagem.

Possuem também sistemas de encaixe, permitindo uma montagem eficiente e segura.

Boas soluções de porta-paletes podem ser customizadas, agilizando os processos de manuseio e acesso aos materiais depositados. São indicados para:

  • centros de distribuição,
  • armazéns e estoques,
  • área de separação de pedidos,
  • pulmão da linha de produção.

Racks metálicos

Nas soluções de armazenamento, uma ótima opção é o rack metálico, um sistema que também serve para transportar mercadorias.

Essa solução não necessita de corredores para sua instalação, podendo servir como um sistema blocado, ou seja, a mercadoria é estocada uma sobre a outra.

São indicados para:

  • preservação da qualidade dos produtos durante os transportes,
  • auxilia na organização e estoque dos materiais.

Estrutura cantilever

Por último, e muito importante para empresas que possuem produtos em formatos diferenciados, está a estrutura cantilever.

Essa solução permite que itens longos ou com larguras variadas possam ser estocados de forma prática e segura.

A estrutura cantilever é adaptável às mais diversas necessidades, proporcionando o aproveitamento dos espaços.

As colunas contam com braços divididos em níveis para a sustentação da carga, apresentando as seguintes opções:

  • cantilever simples – acesso de um único lado,
  • cantilever duplo – acesso pelos dois lados.

Essa solução é ideal para guardar tubos, perfis, barras e fardos com grandes dimensões.

Como se observa, são várias as soluções de armazenamento, onde alguma servirá para a realidade do seu negócio.

É fundamental que a escolha conte com o apoio de especialistas no assunto, colaborando para melhorar os processos logísticos da sua empresa e oferecendo possibilidades de adaptações conforme o aumento da demanda.

Contar com um fornecedor de qualidade para as estruturas de armazenamento é fundamental para o sucesso, por isso vale conhecer a Fabrimetal Sistemas para Armazenagem, uma empresa que desde 2001 oferece suas soluções a clientes em todo o Brasil.

Agora que você já sabe quais são as soluções de armazenamento do mercado, acesse nosso site e conheça nossa estrutura!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×