O sistema WMS, metodologia de trabalho industrial já explicada aqui tem diversas utilidades e funcionalidades na indústria e é sobre isso que falaremos hoje. A maior parte dos empresários e empresas utilizam esse método para potencializar os espaços de seu armazém, pois o sistema possui funções que possibilitam esse tipo de atividade.

Outro fator que faz com que esse método de trabalho seja muito procurado, é o fato de o mesmo possibilitar que os custos para armazenagem sejam amplamente reduzidos, ao mesmo tempo que o cliente perceberá melhorias no atendimento. Em caso de empresas que trabalham com separação de pedidos, por exemplo, o sistema WMS permite que os produtos sejam catalogados de acordo com sua utilidade, tamanho, gênero, entre diversas outras categorias que podem ser encaixadas, facilitando assim a separação no momento da entrega e fazendo com que o setor responsável pela logística de distribuição tenha mais agilidade na entrega, deixando os clientes mais satisfeitos. Além disso, a correta catalogação dos produtos evitará erros cometidos pelos funcionários no momento da separação, pois com tudo extremamente organizado, a possibilidade de engano é praticamente nula.

Para que o sistema WMS apresente bons resultados a empresa, no entanto, deve ser utilizado de forma correta. Dessa forma, se irão diminuir os erros e até menos diminuir os riscos físicos e ergonômicos aos trabalhadores. A empresa também consegue através dos softwares, controlar o tempo que se leva para a realização de cada atividade, sabendo assim cobrar o funcionário e calcular facilmente o tempo que ele levará para efetuar determinada operação.

Fazer com que a amplitude do armazém seja aumentada é outra das vantagens adquiridas por quem utiliza de WMS na empresa. Com o espaço otimizado, pode-se economizar até 50% da área ocupada de forma desorganizada. Essa amplitude se dá pela circulação dos produtos, pois com o software é possível armazenar os produtos de forma rápida e cíclica, de modo que todo estoque gira facilmente, sem deixar com que produtos passem longos períodos ocupando espaço no depósito.

De forma resumida, podemos dizer que o Warehouse Management System é um programa inteligente e que pouco depende de habilidades de pessoas, pois é muito prático para ser usado e faz quase tudo sozinho. Suas vantagens para a empresa são muitas, pois faz com que o tempo e funções de operários sejam otimizadas, melhora o atendimento ao cliente, entre outras já citadas anteriormente.

×