vantagens das prateleiras

Um dos principais desafios dos gestores de armazéns é saber como administrar o espaço disponível. Pode parecer apenas uma questão de organização, mas vai além disso: centros de distribuição bagunçados impactam negativamente na produtividade dos funcionários e aumentam as chances de danos e perda de material.

Para solucionar esse problema nós recomendamos as prateleiras. Esses produtos utilizam a armazenagem de modo vertical, possibilitando o uso mais eficaz do espaço. Essa é apenas uma das muitas vantagens das prateleiras.

5 vantagens das prateleiras na administração do seu armazém

Saber como gerir um armazém é fundamental para os negócios. No entanto, isso não envolve apenas o controle financeiro e dos funcionários. Também é preciso prestar muita atenção na questão da organização do espaço, pois todo produto armazenado está sujeito a riscos como perdas ou danificação.

Para evitar essas situações que levam ao prejuízo, recomenda-se o uso das prateleiras. Os modelos da Fabrimetal, por exemplo, são feitos de aço para maior resistência e durabilidade. Assim, são capazes de suportar grandes pesos e altas rotatividades de materiais.

Também podemos citar como vantagem das prateleiras da Fabrimetal, sua ampla capacidade de armazenagem. Ela suporta todo tipo de material e produto, facilitando na organização e distribuição do espaço.

A seguir, confira 5 vantagens das prateleiras na administração de espaço em armazéns e centros de distribuição:

 

Personalização das prateleiras

A prateleira da Fabrimetal é destinada ao armazenamento de diversos tipos de produtos. Entre suas vantagens, podemos citar que ela é de fácil desmonte e manuseio, além de ter suas medidas definidas conforme a altura e a quantidade de prateleiras que seu sistema de armazenagem necessitar.

As opções de bandejas também são variadas e incluem os modelos tradicionais:

  • Prateleira industrial separador de caixa;
  • Prateleira industrial com bandeja galvanizada;
  • Prateleira industrial com bandeja MDF 18mm laminado.

As prateleiras da Fabrimetal são versáteis e produzidas em vários modelos. Assim, conseguem atender diversos segmentos com demandas e cargas diferentes.

 

Aproveitamento do espaço vertical

Você já ouviu falar na verticalização da indústria? Essa é uma das muitas vantagens das prateleiras, que permitem aproveitar a altura do espaço e assim potencializar a capacidade de armazenagem.

Para muitos, inclusive, esse é a principal tendência para o futuro dos armazéns e centros de distribuição. A argumentação é que este sistema usa as prateleiras industriais para estocar produtos em lugares altos, que, por sua vez, podem ser acessados com o auxílio de empilhadeiras.

A possibilidade de aproveitar os espaços verticais é uma das principais vantagens das prateleiras, permitindo que o estoque comporte ainda mais material.

Ou seja, empresas que estão em busca de soluções de armazenamento devem considerar as vantagens das prateleiras para o layout da companhia. O uso desses produtos também influencia na organização e rapidez das entregas, pois permite que os colaboradores encontrem os produtos com mais facilidade.

 

Melhora nas condições de trabalho

A dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e até 84% das pessoas em algum momento da vida. Ao todo, cerca de 11,9% da população mundial sofre desta enfermidade.

Muitas vezes, as consequências disso são vistas no ambiente de trabalho. A lombalgia, como essa doença é chamada, pode causar o afastamento temporário ou até permanente do colaborador. Isso gera custos desnecessários para a empresa, pois é um problema que pode ser evitado.

O uso das prateleiras em conjunto com empilhadeiras é uma das maneiras mais indicadas de evitar o desenvolvimento de patologias relacionadas ao trabalho. Essa combinação tem como resultado uma estrutura mais ergonômica, sendo uma das vantagens das prateleiras para o bem-estar dos colaboradores.

Além disso, a produtividade ganha um “empurrãozinho”. As prateleiras permitem a melhor organização do espaço e os funcionários perdem menos tempo procurando itens. Desta forma, os prazos são cumpridos com eficiência e há poucas chances de perda ou dano do material.

 

Impacto positivo no meio ambiente

Quem disse que as vantagens das prateleiras englobam apenas a empresa e os funcionários? Pois é! Ainda que não seja um benefício óbvio, as prateleiras industriais contribuem para o meio ambiente.

Afinal, toda ampliação de espaço impacta na natureza devido ao desmatamento ou uso industrial. Com as prateleiras, os gestores podem reestruturar o armazém aproveitando o espaço vertical, como já foi dito anteriormente.

 

Economia financeira

Por fim, podemos apontar que uma das vantagens das prateleiras é a economia geral que ela gera para a companhia. Todos os motivos citados acima acabam resultando em um maior controle financeiro, já que o melhor aproveitamento dos espaços permite o armazenamento de mais produtos.

Também podemos citar a melhoria geral nos processos industriais, como dinamismo e eficácia para atividades cotidianas. Isso gera economia e esse dinheiro poupado pode ser investido nos próprios funcionários, através de treinamentos e capacitações, e na criação de áreas que vão ajudar no crescimento do centro de distribuição.

Em resumo, as vantagens das prateleiras refletem em todos os níveis da organização. Por isso, elas estão sendo cada vez mais utilizadas para economizar tempo e dinheiro, além de inovar a rotina de trabalho das grandes indústrias.

Se você quiser mais dicas de gerenciamento eficiente de armazenagem, clique aqui para ler o nosso artigo completo sobre o tema.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

×